A (In)Constitucionalidade E A (I)Legitimidade Do Artigo 122: Implicações Dogmáticas Da Autonomia No Direito Penal

Autores

  • Luciano de Oliveira Souza Tourinho Universidad de Salamanca
  • Ana Paula Silva Sotero Universidade Federal da Bahia
  • Lívia Cardoso Louzada Faculdade Independente do Nordeste https://orcid.org/0000-0002-1232-1261

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2021v16n3p207

Palavras-chave:

Paternalismo, Autodeterminação, Ultima ratio, Vitimodogmática.

Resumo

O presente artigo objetiva examinar a (in)constitucionalidade e a (i)legitimidade do art. 122 do Código Penal, recentemente alterado pela Lei 13.968/19, que tipifica a participação no suicídio e na automutilação de outrem.  O problema se encontra no conflito entre o interesse estatal na proteção dos bens jurídicos vida e integridade física e o legítimo interesse no respeito à autonomia daquele que pratica a autolesão. A solução para tal situação mostra-se controvertida e extremamente relevante, precisamente ao direito penal. A pergunta a que se direciona a pesquisa é se pode o direito penal cominar responsabilidade àquele que auxilia, instiga ou induz outrem ao cometimento de suicídio ou automutilação. A partir desse questionamento, por meio do método exploratório e da abordagem lógico-dedutiva, expõe-se a insuficiência dos fundamentos que supostamente legitimam a criminalização da participação em suicídio e automutilações e, simultaneamente, projeta-se uma proposta de tratamento adequado às condutas descritas no tipo em exame.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciano de Oliveira Souza Tourinho, Universidad de Salamanca

Pós-doutor em Direitos Humanos (Direitos Sociais) pela Universidad de Salamanca. Doutor em Direito Público - Direito Penal pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Direito Público - Direito Penal pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Direito Público e em Ciências Criminais pela Faculdade Independente do Nordeste. Graduado em Direito pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Graduado em Direito pela Faculdade Independente do Nordeste. Professor Adjunto de Direito Penal e Direito Processual Penal na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professor de Direito da Execução Penal na Faculdade Santo Agostinho de Vitória da Conquista. Diretor Geral da Faculdade Santo Agostinho de Itabuna. Coordenador do Colegiado do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Coordenador do Núcleo de Estudos de Direito Contemporâneo - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Coordenador do Núcleo de Estudos de Direito Contemporâneo - Faculdade Santo Agostinho de Vitória da Conquista. Pesquisador Líder do Grupo de Pesquisa Migrações Contemporâneas. Escritor de obras jurídicas. Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis).

Ana Paula Silva Sotero, Universidade Federal da Bahia

Advogada. Mestranda em Direito pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Especialista em Direito Penal e Processual Penal pelo Instituto Brasil de Ensino - IBRA. Especialista em Criminologia pela Faculdade de Paraíso do Norte - FAPAN/UNIBF. Pós-graduanda em Direitos Fundamentais e Justiça, com ênfase na linha de Justiça Restaurativa e Teorias Contemporâneas do Direito Penal pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. .  Professora de Direito Penal e Jurisdição Constitucional da Faculdade Santo Agostinho de Vitória da Conquista – FASAVIC. Coordenadora do Núcleo de Investigação e Produção Científica da Faculdade Santo Agostinho de Vitória da Conquista – FASAVIC. Membro do grupo de pesquisa Culpabilidade, Vulnerabilidade e Seletividade Penal (CNPq).

Lívia Cardoso Louzada, Faculdade Independente do Nordeste

Graduanda em Direito. Membro da Diretoria de Pesquisa e de Simulações do Instituto de Ciências Penais - ICP Jovem. Diretora de Pesquisa e Extensão do Núcleo em Direito, Inovação e Negócios - NEDIN. Membro do Grupo de Estudos em Direito Penal, orientado pela Profa. Heloisa Estelita. Membro de Iniciação Científica, vinculada ao Grupo de Estudos em Ciências Criminais - GeCrim. Atuou como Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Problemas Fundamentais da Teoria do Delito. Orientadora da Equipe FAINOR em Competições de Arbitragem Empresarial. Foi oradora na V Competição de Arbitragem Empresarial e nas X e XI Competições Brasileiras de Mediação e Arbitragem Empresarial. 

Referências

ANDRADE, Manuel da Costa. O consentimento penal médico – O consentimento presumido. In: ESTELLITA, Heloisa; SIQUEIRA, Flávia (Org.). Direito penal da medicina. São Paulo: Marcial Pons, 2020.
BARROSO, Luís Roberto. A dignidade da pessoa humana no direito constitucional contemporâneo: a construção de um conceito jurídico à luz da jurisprudência mundial. Belo horizonte: Editora Fórum, 2013.
BARROSO, Luís Roberto; MARTEL, Letícia de Campos Velho. A morte como ela é: Dignidade e autonomia individual no final da vida. Revista da Faculdade de Direito de Uberlândia. v.38, pp. 235-274, dez. 2010. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistafadir/article/view/18530. Acesso em: 05 abr. 2020.
BEAUCHAMP, Tom; CHILDRESS, James . Principles of Biomedical Ethics. 7. ed. Oxford: Oxford University Press, 2013.
BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal: parte especial. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. v.2.
BRASIL. Constituição de República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 01 abr. 2020.
DWORKIN, Gerald. Paternalismo. Trad. João Paulo Orsini Martinelli. Revista Justiça e Sistema Criminal, Curitiba, v.4, n.6, pp. 7-25, jul./dez.2012.
ESTELLITA, Heloisa. Paternalismo, moralismo e direito penal: alguns crimes suspeitos em nosso direito positivo. Revista Brasileira de Filosofia. vol.56, pp.333-341, jul./ago./set. 2007.
GRECO, Luís. Introdução à Dogmática funcionalista do delito. Revista do IBCCrim, São Paulo, n. 32, pp. 120-159, 2000.
GRECO, Luís. Um panorama da teoria da imputação objetiva. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005.
GRECO, Luís; LEITE, Alaor. Direito penal e doping. Boletim IBCCRIM, São Paulo, ano 18, n. 219, pp. 11-12, fev. 2011. Disponível em: https://www.ibccrim.org.br/publicacoes/exibir/329. Acesso em: 15 ago. 2020.
HILGENDORF, Eric. Introdução ao direito penal da medicina. Trad. Orlandino Gleizer. São Paulo: Marcial Pons, 2019.
HUNGRIA, Nélson. Comentários ao Código Penal. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1958, v. 2.
KINDHÄUSER, Urs. Dogmática penal no estado democrático de direito. São Paulo: Marcial Pons, 2020.
MARTINELLI, João Paulo Orsini. Paternalismo jurídico-penal, 2010. 297 f. Tese (Doutorado em Direito Penal) - Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
MARTINELLI, João Paulo Orsini. Paternalismo jurídico-penal: limites na intervenção do Estado na liberdade individual pelo uso das normas penais. São Paulo: LiberArs, 2015.
MARTINELLI, João Paulo Orsini; SCHMITT, Leonardo de Bem. Direito Penal parte geral: lições fundamentais. 5. ed. Belo Horizonte, São Paulo: D’Plácido, 2020.
MINAHIM, Maria Auxiliadora. O consentimento do ofendido em face dos bens jurídicos indisponíveis. Belo Horizonte: Revista de Ciências Jurídicas, v. 6, n.1, p. 217-236, jan./jun. 2008.
MINAHIM, Maria Auxiliadora. Autonomia e frustração da tutela penal. São Paulo: Saraiva, 2015.
NUCCI, Guilherme de Souza. Curso de Direito Penal: 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019.
ROXIN, Claus. Funcionalismo e imputação objetiva no direito penal: tradução dos §§ 7 e 11, nm. 1/119, de Strafrecht, Allgemeiner Teil, 3. ed, München, Beck, 1997 / Claus Roxin ; tradução e introdução de Luís Greco. Imprenta: Rio de Janeiro, Renovar, 2002.
SANTIN, Janice. Dever de esclarecimento médico no direito penal: a concretização do consentimento com base na autonomia do paciente. São Paulo: Marcial Pons, 2020.
SANTOS, Humberto Souza; MARTINELLI, João Paulo Orsini. O paternalismo jurídico-penal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Delictae Revista de Estudos Interdisciplinares sobre o Delito, v. 2, n. 3, pp. 186-223, dec. 2017. DOI: https://doi.org/10.24861/2526-5180.v2i3.
SARMENTO, Daniel. Dignidade da pessoa humana: conteúdo, trajetórias e metodologia, 2. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2016.
SCHÜNEMANN, Bernd. Estudos de direito penal, direito processual penal e filosofia do direito. São Paulo: Marcial Pons, 2013.
SANTIAGO NINO, Carlos. Ética e derechos humanos. Buenos Aires: Editorial Astrea, 2007.
SIQUEIRA, Flávia. O princípio da confiança no Direito Penal. Belo Horizonte: D’Plácido, 2016.
SIQUEIRA, Flávia. Autonomia, consentimento e Direito Penal da Medicina. São Paulo: Marcial Pons, 2019.
SIQUEIRA, Flávia. O paradigma de respeito à autonomia do paciente e suas implicações no direito penal da medicina: em especial sobre a ilegitimidade das intervenções médicas arbitrárias. In: ESTELLITA, Heloisa; SIQUEIRA, Flávia (Org.). Direito penal da medicina. São Paulo: Marcial Pons, 2020.
SIQUEIRA, Flávia; KASECKER, Izabele. Recusa de transfusão de sangue em pacientes menores de idade. Revista O Jota, 2019. Disponível em: https://www.jota.info/paywall?redirect_to=//www.jota.info/opiniao-e-analise/colunas/penal-em-foco/recusa-de-transfusao-de-sangue-em-pacientes-menores-de-idade-10062019 Acesso em: 03 abr. 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Tourinho, L. de O. S., Silva Sotero, A. P., & Louzada, L. C. (2021). A (In)Constitucionalidade E A (I)Legitimidade Do Artigo 122: Implicações Dogmáticas Da Autonomia No Direito Penal. Revista Do Direito Público, 16(3), 207–226. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2021v16n3p207

Edição

Seção

Artigos