Da constitucionalidade da prorrogação antecipada das concessões de serviço público

Autores

  • Odone Sanguiné Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Felipe Montenegro Viviani Guimarães Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2021v16n1p133

Palavras-chave:

Direito Administrativo. serviço público. concessão. prorrogação antecipada. constitucionalidade.

Resumo

Este artigo trata da prorrogação antecipada das concessões de serviço público. Ele justifica-se, dentre outras razões, porque a prorrogação antecipada de inúmeras concessões foi autorizada recentemente no Brasil por diversos atos normativos, de modo que o interesse teórico e prático pelo tema realmente é muito grande neste momento em nosso País. Assim sendo, o objetivo deste artigo é verificar se a prorrogação antecipada é, ou não, compatível com a Constituição da República. E a hipótese de pesquisa é que essa espécie de prorrogação é constitucional. O método de abordagem do tema é o dedutivo, e o método de pesquisa, o bibliográfico. Por fim, a principal conclusão deste artigo é que a prorrogação antecipada das concessões de serviço público é compatível com a Constituição da República, o que confirma a hipótese de pesquisa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Odone Sanguiné, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutor em Direito pela Washington University School of Law in Saint Louis e pela Universiteit Utrecht. Doutor em Direito pela Universitat Autònoma de Barcelona. Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Consultor e Advogado.

Felipe Montenegro Viviani Guimarães, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Consultor e Advogado.

Downloads

Publicado

2021-05-05

Como Citar

Sanguiné, O., & Guimarães, F. M. V. (2021). Da constitucionalidade da prorrogação antecipada das concessões de serviço público. Revista Do Direito Público, 16(1), 133–157. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2021v16n1p133

Edição

Seção

Artigos