A autonomia federativa e o problema da unanimidade nos convênios do Confaz

Autores

  • Daniel Vieira Marins Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Gustavo da Gama Vital de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2017v12n2p250

Palavras-chave:

Guerra fiscal. Convênio do CONFAZ. ICMS. Inconstitucionalidade útil. Ditadura da minoria.

Resumo

Os autores do artigo questionam a necessidade de haver decisões unânimes nos convênios do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) sobre a concessão de benefícios ou incentivos fiscais de ICMS. Para tanto, é apresentado o posicionamento do STF sobre o tema, o procedimento legislativo adotado pelos Estados para enfrentar as declarações de inconstitucionalidade, a ocorrência da chamada “inconstitucionalidade útil”, bem como é examinada a Lei Complementar n° 24/75. Além disso, é realizada uma análise crítica do perigo de se perpetuar a “ditadura da minoria” na Federação brasileira. Somando-se a isso, uma abordagem histórica é realizada, destacando-se o posicionamento doutrinário sobre a questão. Por fim, são apresentadas sugestões para se enfrentar o problema da unanimidade nos convênios do CONFAZ.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniel Vieira Marins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Mestre e Doutorando em Direito (Finanças Públicas, Tributação & Desenvolvimento) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-graduado em Direito da Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (CEDAP/UFF). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ex-Assessor de Procurador Regional da República (MPF/PRR2). Procurador da Fazenda Nacional.

Gustavo da Gama Vital de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre e Doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Procurador do Município do Rio de Janeiro. Professor adjunto de Direito Financeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (graduação, mestrado e doutorado).

Downloads

Publicado

2017-08-29

Como Citar

Marins, D. V., & de Oliveira, G. da G. V. (2017). A autonomia federativa e o problema da unanimidade nos convênios do Confaz. Revista Do Direito Público, 12(2), 250–272. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2017v12n2p250

Edição

Seção

Artigos