Assédio moral na relação de trabalho: da proteção ao empregado no Brasil contra as revistas pessoais

Autores

  • Taíla Mussi Univesidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina
  • Lourival José de Oliveira UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2008v3n3p104

Palavras-chave:

Assédio moral, Revistas pessoais, Colisão de direitos, Princípio da proporcionalidade, Prevenção.

Resumo

Pesquisou-se sobre a deflagração do assédio moral no cenário das relações empregatícias, fenômeno que se revela como um comportamento depreciativo do caráter humano, que atenta contra a integridade física e psíquica do trabalhador, bem como a possibilidade de realização das revistas pessoais dos empregados por seus empregadores, como situação não prevista e delineada pelo ordenamento jurídico brasileiro. Examinou-se, assim, a possibilidade patronal de vasculhar e inspecionar os objetos pessoais dos trabalhadores, tais como bolsas e carteiras, de forma rotineira, ao final do expediente, levando-se em conta as várias correntes doutrinárias que tratam desse assunto. Ressaltou-se a colisão de direitos que este tema propicia, bem como os critérios embasados no princípio da proporcionalidade para a solução desse conflito. Por fim, diante da necessidade de se combater a violência perversa, foram sugeridos métodos de prevenção, numa tentativa de se construir um ambiente de trabalho saudável e equilibrado, em que se valorizem medidas que importem no reconhecimento do trabalhador como um ser humano digno.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Taíla Mussi, Univesidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina

 

Lourival José de Oliveira, UEL

Doutor em Direito (PUC-SP); professor associado da Universidade Estadual de Londrina; professor da FACCAR; professor do Curso de Mestrado em Direito da UNIMAR.

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

Mussi, T., & Oliveira, L. J. de. (2008). Assédio moral na relação de trabalho: da proteção ao empregado no Brasil contra as revistas pessoais. Revista Do Direito Público, 3(3), 104–126. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2008v3n3p104

Edição

Seção

Artigos