Um convite à roda da cultura popular

Autores

Palavras-chave:

Manifestações, Cultura Popular, Diálogos

Resumo

O dossiê AS MANIFESTAÇÕES DA CULTURA POPULAR E SEUS MÚLTIPLOS DIÁLOGOS se dá em uma roda, cujos membros brincantes, nesse espaço, se dão as mãos criando um círculo infinito, forte e colaborativo. Nessa roda, enquanto uma pessoa está no centro, cantando, contando e performatizando sua história, seu enredo, as demais coparticipam num giro de saberes, sorrisos, corpos e vozes.

Nesse dossiê, tornamos pública uma série de estudos e vivências orgânicas sobre manifestações da cultura popular. Aqui, cultivamos a pluralidade de saberes e sabores que nascem, crescem e resistem em meio ao povo e por ele. Esses conhecimentos se formam por uma multiplicidade de vozes, de pensamentos; se constituem vivos nos corpos que resistem ao tempo, às lutas e tentativas de apagamento.

Essa roda da cultura é sem fim, porque se alimenta da vida cotidiana do povo. Enquanto houver povo, haverá cultura, que se manifestará por meio da palavra, ressignificada e personificada na palavra-letra, na palavra-voz, mas também na palavra-corpo, na palavra-tinta, na palavra-barro...

Por meio da palavra é que o ser se faz homem e mulher, mas é por meio da cultura que esse homem e essa mulher se fazem gente. Por isso, fazemos um convite à leitura desse dossiê. Ele não é mais um arquivo, daqueles que escondem papéis, conhecimentos. Os textos que compõem esse acervo ganham força se lidos não só com os olhos mas, num movimento circular-sinestésico, se forem sentidos com o corpo, se suas vozes forem ouvidas, o gosto dos seus sentidos forem saboreados, porque cultura existe para ser degustada, e que nossos pelos se ericem diante de suas potências, e os nossos corações jubilem frente a alma desse ente vivo.

Biografia do Autor

Nerivaldo Alves Araújo, UNEB

Professor na UNEB

João Evangelista do Nascimento Neto, UNEB

Professor na UNEB

Downloads

Publicado

2021-02-04

Como Citar

Alves Araújo, N., & do Nascimento Neto, J. E. (2021). Um convite à roda da cultura popular. Boitatá, 16(31), 5–7. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/45491