Corporeidade vocal e a pesquisa acadêmico-artística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e42095

Palavras-chave:

Metodologia da Pesquisa, Corporeidade Vocal, Corpo-Voz, Processo Criativo, Pesquisa Acadêmico-Artística.

Resumo

Abordagens investigativas relacionadas aos processos criativos nas mais distintas linguagens artísticas têm se desenvolvido com diferentes ênfases ao longo do tempo. O objetivo deste artigo é o de apresentar uma proposta de trabalho de campo na pesquisa acadêmica em artes cênicas, na qual foi desenvolvido um tipo de processo criativo, com o intuito de refletir sobre as interfaces entre aspectos corporais e vocais na pesquisa acadêmico-artística. Este trabalho demonstrou uma possibilidade outra para o desenvolvimento do trabalho de campo, assim como também reafirma a necessidade de que a grande área das artes como um todo se permita a divulgar outras abordagens para a pesquisa acadêmica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vagner de Souza Vargas

Doutor em Educação.

Referências

ALEIXO, Fernando. Reflexões sobre aspectos pedagógicos relacionados ao trabalho vocal do ator. Revista Moringa – Teatro e Dança, v.01, n.01, p.103-116, 2010.

AALTONEN, Heli; BRUUN, Ellen Foyn. Practice as research in Drama and Theatre: Introducing narrative supervision methodology. InFormation Nordic Journal of Art and Research, v. 03, n. 01, p. 52-68, 2014.

BARBA, Eugenio. Queimar a casa: origens de um diretor. São Paulo/SP: Perspectiva, 2010.

BONFITTO, Matteo. O ator-compositor. São Paulo/SP: Perspectiva, 2009.

ÉSQUILO. Prometeu acorrentado. Tradução J.B. Melo e Souza. São Paulo/SP: Martin Claret, 2005.

KERSHAW, Baz; NICHOLSON, Helen (Ed.). Research methods in theatre and performance. Edimburgh/Scotland: Edimburgh University Press, 2011.

KERSHAW, Baz. Practice as research through performance. In: SMITH, H.; DEAN, R. T. (Eds.). Practice-led research, research-led practice in the creative arts, p. 104-125. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2012.

PARKER-STARBUCK, Jennifer; MOCK, Roberta. Researching the body in/as performance. In: KERSHAW, Baz; NICHOLSON, Helen (ed.). Research methods in theatre and performance. Edimbugh/Scotland: Edimburgh University Press, 2011.

PRENDERGAST, Monica M. I, Me, Mine: Soliloquizing as Reflective Practice. International Journal of Education & the Arts, v. 04, n.01, 2003. Disponível em: <http://www.ijea.org/v4n1/index.html>. Acesso em 15, jun, 2020.

PRENDERGAST, Monica M. I contain multitudes: The challenges of self-representation in arts-based educational research. International Journal of Education & the Arts, 15(SI 2.2), v. 15, special issue 02, p. 1-17, 2014. Disponível em: <http://www.ijea.org/v15si2/>. Acesso em 15, jun, 2020.

STEIN, Moira. Corpo e palavra: caminhos da fala do ator contemporâneo. Porto Alegre/RS: Movimento, 2009.

VARGAS, Vagner de Souza. Dramaturgia da corporeidade: A pedagogia do evento teatral. [Tese de Doutorado]. Programa de Pós-Graduação em Educação, Doutorado em Educação, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas/RS, 2018.

VARGAS, Vagner de Souza; DUARTE, Krischna Silveira; BUSSOLETTI, Denise Marcos; VIEIRA, Daniel da Silva; GAUDENZI, Mariana Vargas. Outra metodologia para as pesquisas em ciências humanas. Revista Educação e Cultura Contemporânea, n. 44, v. 16, p. 318-341, 2019.

Downloads

Publicado

2021-02-04

Como Citar

de Souza Vargas, V. (2021). Corporeidade vocal e a pesquisa acadêmico-artística. Boitatá, 16(31), 9–25. https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e42095