Corporeidade vocal e a pesquisa acadêmico-artística
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e42095Palavras-chave:
Metodologia da Pesquisa, Corporeidade Vocal, Corpo-Voz, Processo Criativo, Pesquisa Acadêmico-Artística.Resumo
Abordagens investigativas relacionadas aos processos criativos nas mais distintas linguagens artísticas têm se desenvolvido com diferentes ênfases ao longo do tempo. O objetivo deste artigo é o de apresentar uma proposta de trabalho de campo na pesquisa acadêmica em artes cênicas, na qual foi desenvolvido um tipo de processo criativo, com o intuito de refletir sobre as interfaces entre aspectos corporais e vocais na pesquisa acadêmico-artística. Este trabalho demonstrou uma possibilidade outra para o desenvolvimento do trabalho de campo, assim como também reafirma a necessidade de que a grande área das artes como um todo se permita a divulgar outras abordagens para a pesquisa acadêmica.
Métricas
Referências
AALTONEN, Heli; BRUUN, Ellen Foyn. Practice as research in Drama and Theatre: Introducing narrative supervision methodology. InFormation Nordic Journal of Art and Research, v. 03, n. 01, p. 52-68, 2014.
BARBA, Eugenio. Queimar a casa: origens de um diretor. São Paulo/SP: Perspectiva, 2010.
BONFITTO, Matteo. O ator-compositor. São Paulo/SP: Perspectiva, 2009.
ÉSQUILO. Prometeu acorrentado. Tradução J.B. Melo e Souza. São Paulo/SP: Martin Claret, 2005.
KERSHAW, Baz; NICHOLSON, Helen (Ed.). Research methods in theatre and performance. Edimburgh/Scotland: Edimburgh University Press, 2011.
KERSHAW, Baz. Practice as research through performance. In: SMITH, H.; DEAN, R. T. (Eds.). Practice-led research, research-led practice in the creative arts, p. 104-125. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2012.
PARKER-STARBUCK, Jennifer; MOCK, Roberta. Researching the body in/as performance. In: KERSHAW, Baz; NICHOLSON, Helen (ed.). Research methods in theatre and performance. Edimbugh/Scotland: Edimburgh University Press, 2011.
PRENDERGAST, Monica M. I, Me, Mine: Soliloquizing as Reflective Practice. International Journal of Education & the Arts, v. 04, n.01, 2003. Disponível em: <http://www.ijea.org/v4n1/index.html>. Acesso em 15, jun, 2020.
PRENDERGAST, Monica M. I contain multitudes: The challenges of self-representation in arts-based educational research. International Journal of Education & the Arts, 15(SI 2.2), v. 15, special issue 02, p. 1-17, 2014. Disponível em: <http://www.ijea.org/v15si2/>. Acesso em 15, jun, 2020.
STEIN, Moira. Corpo e palavra: caminhos da fala do ator contemporâneo. Porto Alegre/RS: Movimento, 2009.
VARGAS, Vagner de Souza. Dramaturgia da corporeidade: A pedagogia do evento teatral. [Tese de Doutorado]. Programa de Pós-Graduação em Educação, Doutorado em Educação, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas/RS, 2018.
VARGAS, Vagner de Souza; DUARTE, Krischna Silveira; BUSSOLETTI, Denise Marcos; VIEIRA, Daniel da Silva; GAUDENZI, Mariana Vargas. Outra metodologia para as pesquisas em ciências humanas. Revista Educação e Cultura Contemporânea, n. 44, v. 16, p. 318-341, 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.