Testemunhos da catástrofe: memórias do trauma em Vozes de Tchernóbil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e40970

Palavras-chave:

História. Oralidade. Catástrofe. Testemunho. Tchernóbil.

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma breve análise da obra de Svetlana Aleksiévitch, Vozes de Tchernóbil: a história oral do desastre nuclear, a partir da perspectiva dos estudos memorialísticos. O livro reúne relatos orais de pessoas que vivenciaram, direta ou indiretamente, a maior catástrofe tecnológica do século XX, ocorrida na usina de Tchernóbil, na então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, em abril de 1986. O gênero testemunho permite que sejam ouvidas as memórias traumáticas de pessoas comuns, como camponeses, residentes das aldeias no entorno da usina nuclear, donas de casa, mães e pais de famílias, bem como de profissionais ligados à produção de energia em Tchernóbil, como engenheiros, físicos nucleares, professores, bombeiros e militares soviéticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joyce Rodrigues Silva Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda e Professora da Universidade Federal de Minas Gerais

 

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz. Trad. Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2008.

ALEKSIÉVITCH, Svetlana. Vozes de Tchernóbil: a história oral do desastre nuclear. Trad. Sonia Branco. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

FREUD, Sigmund; STRACHEY, James; Freud, Anna, STRACHEY, Alix; Tyson, Alan; SALOMÃO, Jayme. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969. 24v.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Trad. Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2004.

SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

SELIGMANN-SILVA, Márcio; NESTROVSKI, Arthur (org.). Catástrofe e representação: São Paulo: Escuta, 2000.

Downloads

Publicado

2021-02-04

Como Citar

Rodrigues Silva Gonçalves, J. (2021). Testemunhos da catástrofe: memórias do trauma em Vozes de Tchernóbil. Boitatá, 16(31), 117–127. https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e40970