Literatura e alteridade: a sequência didática como ferramenta para uma educação sensível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e39023

Palavras-chave:

Literatura, Alteridade, Narrativas indígenas, Sequência didática, Educação sensível

Resumo

Este estudo objetiva refletir sobre o processo de leitura literária a partir de conto maravilhoso de proveniência indígena, visando à formação de leitores sensíveis a formas discursivas que promovam a alteridade no âmbito educacional. Dessa forma, pretende-se trabalhar com a narrativa indígena Iapinari, recolhida por Antonio Brandão de Amorim e publicada postumamente em (1928) no livro Lendas em Nheengatu e em português, sugerindo, como ferramenta, sequência didática calcada no texto selecionado. A metodologia utilizada neste trabalho consiste em pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa a partir da seleção da narrativa, articulação dos conceitos sobre produção escrita, letramento e leitura literária. Outrossim, este estudo pretende romper com a invisibilidade que afeta os textos produzidos pelos povos indígenas, ainda considerados pela crítica literária como não literatura. Dessa forma, espera-se que esta atividade elaborada possibilite a reflexão dos educandos em relação a sua experiência com os textos de natureza indígena, para que se possa atingir uma educação mais voltada à apreciação do sensível, favorecendo, assim, o processo de ensino-aprendizagem dos educandos em sala de aula.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Arlen Maia de Melo, Universidade Federal do Pará

Master's student in Anthropic Studies in the Amazon at the Universidade Federal do Pará

Sylvia Maria Trusen, Universidade Federal do Pará

Doctor in letters. Professor at Universidade Federal do Pará

Referências

AMORIM, Antonio Brandão de. Lendas em nheengatu e em português. Manaus, Fundo Editorial-ACA, 1987.

BARROS, Manoel de. As lições de R.Q. In: Livro sobre nada. Rio de Janeiro/São Paulo, Editora Record: 2004.

BRAVO, Victor. Los poderes de la ficción. Caracas: Monte Ávila, 1985.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários Escritos. 4 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2004.

GERALDI, J.W. Portos de Passagem. 4a ed. São Paulo, Martins Fontes, 1997.

ISER, Wolfgang. O fictício e o imaginário: Perspectivas de uma antropologia literária. Trad de Johannes Kretschmer. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1996.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. Série Educação em Ação. São Paulo: Ática, 1993.

LARROSA, Jorge. La experiencia de la lectura Estudios sobre literatura y formación. México: FCE, 2003.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. 2ª ed. Tradução Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2009.

PIMENTEL, Álamo. Sensibilidade e criação. In: FEITOSA, Débora [et al.]. O sensível e sensibilidade na pesquisa em educação. Cruz das Almas/BA: UFRB, 2016. P. 07-17

SÁ, Lúcia. Literatura da floresta: textos amazônicos e cultura latino-americana. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.

TRUSEN, Sylvia Maria. Maravilhoso e alteridade no Cobra Norato, de Raul Bopp e na recolha de Antonio Brandão de Amorim, Lendas em nheengatu e em português In: GARCÍA, Flavio; GAMA-KHALIL, Marisa Martins; ROSSI, Aparecido (Orgs.). Vertentes do Insólito Ficcional – Ensaios II. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2018.

Downloads

Publicado

2019-12-15

Como Citar

Melo, A. M. de, & Trusen, S. M. (2019). Literatura e alteridade: a sequência didática como ferramenta para uma educação sensível. Boitatá, 14(27), 52–68. https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e39023