Rede atada, barco balança..., no ir e vir das ondas, as travessias poéticas pelo Marajó

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2018v13.e35128

Palavras-chave:

Viagem, Poéticas, Oralidade, Imaginário, Marajó

Resumo

Este relato é baseado em viagens ocorridas no início do século XXI e faz parte do projeto Cartografias marajoaras (1999-2003), que busca constituir desenhos da cultura marajoara, especialmente, a partir de vozes orais com vista a configurar mapas tecidos em periferias ribeirinhas. As narrativas de viagem trazem traços etnográficos e representam passagens, convívios, quedas, asseguradas em construções imaginárias de uma viajante em busca das oralidades poéticas, tão importantes na região. Não há citações teóricas, para fundamentar os trajetos, a construção dá-se na tentativa de apreensão de um mundo sensível, que constitui os narradores e a ouvinte. O texto está divido em três partes: do desejo de dizer, apresenta o trabalho em panorâmica e diz do porquê da escritura; no guichê das passagens, assegura-se alguns caminhos seguidos e esclarece-se as tramas; com redes atadas, o barco balança e traz o movimento, os percursos, o âmago da viagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josebel Akel Fares, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Comunicação e Semiótica: Intersemiose na Literatura e nas Artes (PUCSP, 2003). Professora  da Universidade do Estado do Pará.

Referências

BENJAMIN, Walter. O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura.6. ed. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1993. ( Obras escolhidas. v. 1)

DRUMMOND, Carlos. A moça falou. Jornal do Brasil, em 27 de janeiro de 1981.

FARES, Josebel Akel. A Amazônia em crônicas de viagem In: AMAZÔNIA, Elizabeth Teixeira; OLIVIERA, Ivanilde Apoluceno de (Org.). Referências para pensar e revelar aspectos da educação. Belém: EDUEPA, 2004, v.2, p. 263-277.

FARES, Josebel Akel. Viagens e cartografias em Paul Zumthor In: SIMÕES, Maria do Socorro (Org.). Rios do norte, florestas do sul: um percurso de cultura e biodiversidade na Amazônia paraense. Belém: EDUFPA, 2005. p. 177-195.

FARES, Josebel Akel. Noções geográficas para entender a leitura dos espaços encantados. In: SIMÕES, Maria do Socorro (Org.).Revisitando o Marajó: um arquipélago sob a ótica da ciência, educação, cultura e biodiversidade. Belém: EDUFPA, 2006. p. 9-176.

FARES, Josebel Akel. Percursos amazônicos de viajantes estrangeiros I: paisagens no relato dos Agassiz In: NUNES, Paulo (Org.). Diversidade cultural: diálogos literários. Belém: EDUNAMA, 2008, v. 2, p. 53-68.

FARES, Josebel Akel. Em busca de poéticas marajoaras: itinerários de viagens aos campos e as ilhas. In: SIMÕES, Maria do Socorro (Org.). Da reflexão à prática científico - acadêmica: uma experiência no arquipélago do Marajó. Belém: IFNOPAP/UFPA, 2009, p. 95-118.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Mitológicas I - O cru e o cozido. Tradução de Beatriz Perrone-Moisés. Rio de Janeiro: Cosac e Naify, 2004.

MESTRE TOMAZ (Tomaz Barbosa as Cruz). Verso em rima de prosa. Belém: Lugráfica, s/d.

Downloads

Publicado

2018-11-05

Como Citar

Fares, J. A. (2018). Rede atada, barco balança., no ir e vir das ondas, as travessias poéticas pelo Marajó. Boitatá, 13(25), 91–116. https://doi.org/10.5433/boitata.2018v13.e35128

Edição

Seção

Dossiê