O rio que não se vê

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2018v13.e35125

Palavras-chave:

Deriva, Narrativa, Internacional Situacionista, Walter Benjamin, Artes do Corpo

Resumo

O artigo propõe uma breve incursão cartográfica sobre algumas estratégias para ampliar estados de criação não-espetaculares do artista do corpo. A partir de quatro figuras que funcionam como pontos cardeais para orientação no mapa reflexivo (o corpo que deriva, o camponês sedentário, o marinheiro comerciante e Sherazade), o texto pretende discutir os aspectos de formação intrínsecos aos procedimentos da deriva e da narrativa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patricia Leonardelli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Profa. Dra. Interpretação Teatral do Departamento de Arte Dramática da UFRGS.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo? In: Outra travessia, Florianópolis, n. 5, p. 9-16, jan. 2005. ISSN 2176-8552.

BADERNA. Marietta. Apresentação. In. Situacionistas: teoria e prática da revolução. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2002.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas magia e técnica arte e política. 4vol. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012.

DEBORD, Guy. Teoria da Deriva. In: Apologia da Deriva Escritos Situacionistas sobre a cidade.

JACQUES, Paola Berenstein (Org.). Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

JACQUES, Paola Bernstein. Elogio aos errantes. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2012.

JACQUES, Paola Bernstein. Apologia à deriva, escritos situacionistas sobre a cidade. In: JACQUES, Paola Bernstein. Internacional Situacionista. Tradução de Estela Santos de Abreu. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

JACQUES, Paola Bernstein. Breve histórico da Internacional Situacionista – IS. Arquitextos, São Paulo, ano 3, n. 035.05, Vitruvius, abril 2003.

KATZ, Helena. Porque o pós-humano não existe. In: Anais do IV Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Memória ABRACE, 2006.

YATES, Frances. The art of memory. Londres: Pinlico, 1992.

RESENDE, Carlos Roberto Cavalcante de. A prática da deriva como dispositivo de criação para as artes da cena. Unicamp, 2017.

Downloads

Publicado

2018-11-05

Como Citar

Leonardelli, P. (2018). O rio que não se vê. Boitatá, 13(25), 54–63. https://doi.org/10.5433/boitata.2018v13.e35125

Edição

Seção

Dossiê