A escola e o apagamento das poéticas orais da infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2014v9.e31754

Palavras-chave:

Oralidade, Alfabetização, Poesia, Performance,

Resumo

Os gêneros da oralidade poética vêm sendo marcadamente inseridos nos livros didáticos (LDs) do ciclo 1 do Ensino Fundamental. Sua presença ocorre, sobretudo, nas atividades de alfabetização. Porém, tal uso se dá, principalmente, como pretexto para os exercícios de lida com o código alfabético, sem considerar a riqueza lúdica e performática implicada em tais gêneros. Neste artigo, apresentamos uma reflexão sobre a relevância do trabalho com textos da oralidade poética nos primeiros anos do ensino fundamental, respeitando-se seu suporte original – a voz – e sua dimensão performática. Para tanto, analisamos criticamente um material didático em que o texto oral é tratado apenas como pretexto para atividades de decodificação e leitura literal.

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Biografia do Autor

Sheila Oliveira Lima, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Linguagem e Educação pela Universidade de São Paulo. Professora na Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2014-10-30

Como Citar

Lima, S. O. (2014). A escola e o apagamento das poéticas orais da infância. Boitatá, 9(18), 350–365. https://doi.org/10.5433/boitata.2014v9.e31754

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Seção Livre