Peias e espartilhos: sátira popular à moda francesa na Primeira República

Autores

  • Francisco Cláudio Alves Marques Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Esequiel Gomes da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2014v9.e31624

Palavras-chave:

Sátira, Literatura de Cordel, Leandro Gomes de Barros, Moda Francesa, Primeira República

Resumo

Nas primeiras décadas da República, as ruas das principais capitais brasileiras, sobretudo do Rio de Janeiro e do Recife, reurbanizadas nos moldes da Paris haussmanniana e bafejadas pela febre de cosmopolitismo que investia a Europa, ofereciam-se às mulheres como passarelas onde podiam exibir seus modelos imitados ou importados, principalmente de Paris. A iconografia e os anúncios veiculados pelas revistas e periódicos ilustrados da época, como o Almanach de Pernambuco e a revista Kosmos, por exemplo, configuram-se testemunhos da maciça presença de franceses no Rio e em Recife, proprietários de lojas e maisons interessados em atender às exigências do público republicano. Apesar da forte adesão dos brasileiros aos modelos de sociabilidade importados da Europa, as classes menos favorecida, por meio da literatura popular, manifestava certa resistência a essas mudanças nos costumes e na indumentária, principalmente no Nordeste, onde ainda reinava resquícios da mentalidade e da moral católica e patriarcal.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Cláudio Alves Marques, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada, professor do Departamento de Letras Modernas da UNESP

Esequiel Gomes da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutorando em Letras/Literatura e Vida Social pela UNESP

Referências

Almanach de Pernambuco. Recife: Ribeiro & Martins, para os anos de 1900, 1901, 1906 e 1910.

APOLLINAIRE, Guillaume. O poeta assassinado. Trad. Aníbal Fernandes. Lisboa: Estampa, 1983.

ATHAYDE, João Martins de. O bataclan moderno. Juazeiro do Norte: Editor José Bernardo da Silva, 1953.

BARROS, Leandro Gomes de. As cousas mudadas, História de João da Cruz (4º vol.), Recife: Tip. Moderna, (Rua Duque de Caxias, 38), [s.d.], 16 p., (Col. CRB e FVL).

BARROS, Leandro Gomes de. As saias calções, Um susto de minha sogra, A defesa da aguardente. Recife: LGB, (Rua do Alecrim, 38-E), 1911, 16 p., (Col. CRB).

GAMA, Luiz. Primeiras Trovas Burlescas e Outros Poemas. São Paulo: Martins Fontes, 2000, ( Coleção Poetas do Brasil, v. 6).

MACHADO, António de Alcântara. Prosa Preparatória – Cavaquinho e Saxofone. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.

MARQUES, Francisco Cláudio Alves. O Atirador de Palavras. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, n. 76, pp. 65-69, 2012.

RABELAIS, François. O Terceiro Livro dos Fatos e Ditos Heroicos do Bom Pantagruel. Trad. Elide Valarini Oliver. Campinas: Ed. Unicamp, 2006.

RASPANTI, Márcia Pinna. Que deselegantes!. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, n. 89, p. 32-33, 2013.

Downloads

Publicado

2014-05-30

Como Citar

Marques, F. C. A., & Silva, E. G. da. (2014). Peias e espartilhos: sátira popular à moda francesa na Primeira República. Boitatá, 9(17), 146–158. https://doi.org/10.5433/boitata.2014v9.e31624

Edição

Seção

Dossiê