O personagem conta sua história: oralidade e narrativa no audioretratos

Juliana Mastelini Moyses

Resumo


O trabalho faz uma leitura do programa Audioretratos – histórias de vida no rádio – da rádio UEL FM. O estudo busca mostrar a construção da narrativa do personagem, que se utiliza de sons, silêncio, palavras. Mostramos também como a narrativa está impregnada de elementos que sugerem imagens ao ouvinte. Audioretratos é uma coluna radiofônica semanal que traz histórias de vida. O referencial teórico focaliza os conceitos de oralidade em Zumthor; narrativa em Huston e características da mensagem radiofônica em Kaplun. O trabalho mostra que o discurso do Audioretratos é construído pelo narrador e pelo repórter, que se utilizam de palavras, sons, expressões e, com isso, constroem o retrato sonoro. O trabalho analisa duas edições do programa.

Palavras-chave


Narrativa; Oralidade; Histórias de vida; Radiojornalismo; UEL FM; Perfil

Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Mariete de Moraes; AMADO, Janaína. Usos e abusos da história oral. 8ª ed. Rio de Janeiro: Ed. 2006.

BRAIT, Beth. A personagem. 3. ed. São Paulo: Ática, 1987.

HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

HUSTON, Nancy. A espécie fabuladora: um breve estudo sobre a humanidade. Porto Alegre: L&PM, 2010.

KAPLUN, Mario. Produccion de programas de radio: el guión, la realizacion. Quito: CIESPAL, 1978.

KRAVETZ, Marc. Os jornalistas “fazem” a história. In: DUBY, Georges; LE GOFF, Jaques; ARIÈS, Philippe; LADURIE, Leroy. História e Nova História. Lisboa: Teorema, 1986.

LIMA, Edvaldo Pereira. Páginas ampliadas: o livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura. Campinas: Ed. Unicamp, 1993.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de história oral. São Paulo: Loyola, 2002.

ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. São Paulo: Summus, 1958.

SEVCENKO, Nicolau. Fronteiras entre História e Jornalismo. São Paulo: ECA/USP, 25 out. 1996. Entrevista concedida para a realização de seminário sobre Jornalismo e História, da disciplina Categorias do Jornalismo do Mestrado em Ciências da Comunicação da ECA/USP, ministrada pelo professor Manuel Carlos Chaparro.

VILAS BOAS, Sergio. Biografismo: reflexões sobre as escritas de vida. São Paulo: editora UNESP, 2008.

VILAS BOAS, Sergio. Perfis e como escrevê-los. São Paulo: Summus, 2003.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. Trad: Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia Diniz Pochat, Maria Inês de Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Boitatá
E-ISSN: 1980-4504
Universidade Estadual de Londrina
E-mail: boitata@uel.br
Telefone: (43) 33714428