A dialética mundanidade-messianismo no discurso estético-ideológico do heavy metal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2013v8.e31566

Palavras-chave:

Pós-modernidade, Messias, Mundanidade, Heavy Metal

Resumo

A ideia de mundanidade está atrelada ao que se mostra como mais humano. Enquanto ser que sente – e que se deixa levar por suas emoções e sensações –, o homem constantemente entra em choque contra o discurso religioso. Este, por sua vez, inflado de dogmas, serve como um “norteador moral”, uma série de diretrizes para auxiliar o homem em sua vivência. Das várias figuras que tal discurso faz uso, este artigo foca na figura do Messias e em diversos termos relacionados a ele, sempre em tensão com termos associados à mundanidade humana, como Tecnologia, Retorno, Salvação-Danação, Profecia e Fim dos Tempos. Além disso, o mito do Messias será analisado conforme aparece em letras de canções do Heavy Metal, estilo musical que, igualmente, apreende a ambígua e difusa realidade da sua era.

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Biografia do Autor

Flavio Pereira Senra, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, UFRJ. Pós-Doutorando pelo mesmo programa

Rafael Ottati, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, UFRJ

Referências

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Publicado

2013-10-30

Como Citar

Senra, F. P., & Ottati, R. (2013). A dialética mundanidade-messianismo no discurso estético-ideológico do heavy metal. Boitatá, 8(16), 43–66. https://doi.org/10.5433/boitata.2013v8.e31566

Edição

Seção

Dossiê