Deslizamento de sentido e controle interpretativo por meio da nomeação no caso de uma narrativa oral brasileira

Autores

  • Anderson de Carvalho Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia https://orcid.org/0000-0002-1485-0095
  • Leda Verdiani Tfouni Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2013v8.e31554

Palavras-chave:

Narrativa, Discurso, Letramento, Nomeação

Resumo

A partir do referencial teórico da Análise do Discurso francesa (AD), nosso objetivo é mostrar de que maneira a memória discursiva sustenta regiões do sentido em que a interpelação ideológica dos arquivos impõe ao sujeito do discurso, no caso de uma narrativa oral, uma forma de lidar com o deslizamento dos sentidos, que obriga lançar mão da nomeação. Aborda-se o deslizamento de sentido em função da interpelação ideológica, a qual recalca alguns pontos da memória sócio-histórica (interdiscurso); disso decorre um processo de naturalização semântica que interfere no processo de produção de uma narrativa oral por uma mulher brasileira negra e não-alfabetizada. Trata-se da narrativa intitulada “Piqueno Piqueninho”, que sinaliza pontos de ressignificação de “Pequeno Polegar”, coletada por Perrault. A análise mostra como a mobilização de certas regiões do interdiscurso possibilita ao sujeito ocupar posições, que valorizam a singularidade dos gestos de interpretação, dentre estes, o uso da nomeação, que assegura ao sujeito um lugar de alienação/separação com mecanismos do discurso da escrita, por conta do efeito de unidade e retroação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anderson de Carvalho Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorado em Ciências (Psicologia). Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). 

Leda Verdiani Tfouni, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências (Linguística) pela Universidade Estadual de Campinas IEL). Professora Titular sênior da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto

Referências

AUTHIER-REVUZ, J. Hétérogénéité montrée et hétérogénéité constitutive: elements pour une approche de l’ Autre dans le discours. DRLAV. Paris, no.26, 91-151, 1982.

AUTHIER-REVUZ, J. Palavras Incertas: as não coincidências do dizer. Campinas/SP: Ed. da UNICAMP, 1998.

CASCUDO, L.C. Literatura oral no Brasil. Belo Horizonte/MG: Itatiaia. São Paulo/SP: Ed. da USP, 1984.

CASCUDO, L.C. Prefácio. In L.C. Cascudo. Contos Tradicionais do Brasil. Rio de Janeiro/RJ: Ediouro, 2003.

ENTREVISTA. MARQUES, Madalena de Paula. Contadora de histórias. Narração concedida a Anderson de Carvalho Pereira, 26 ago 2006. Gravação digital. 36 min estéreo.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e História. São Paulo/SP: Cia. Das Letras, 1989.

GUILHAUMOU, J. ; MALDIDIER, D. & ROBIN, R. Discours et archive. Liège : Pierre Mardaga éditeur, 1994.

LACAN, J. Le mythe individuel du nevrosé ou poésie et vérité dans la névrose. Ornicar?, no. 17-18, Paris: Seuil, p. 290-307. 1953/1978.

LACAN, J. O Seminário de Jacques Lacan - Livro 11: os quatro conceitos fundamentais da Psicanálise. Rio de Janeiro/RJ: Jorge Zahar editor, 1968/1985.

INDURSKY, F. Da interpelação à falha no ritual: a trajetória teórica da noção de Formação Discursiva. In R.L. Baronas (Org.). Análise do Discurso: apontamentos para uma história da noção-conceito de formação discursiva. São Carlos/SP: Pedro & João editores. 2007. p. 75-87.

ORLANDI, E.P. Discurso e texto. In E.P. Orlandi. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico.Petrópolis/RJ: Vozes. 2001. p.52-62.

PECHEUX, M. La sémantique et la coupure saussurienne. In D. Maldidier (Org.) L’inquiétude du discours.Paris: Cendres. 1990. p.133-153.

PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas/SP: UNICAMP, 1993.

PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. In E.P. Orlandi (Org.). Gestos de Leitura: da história no discurso. Campinas/SP. Ed. da UNICAMP. 1997. p. 55-67.

PERRAULT, C. Peau d’Âne. In.: C. Perrault. Contes. Paris: Gallimard. 1999. p.29-51.

TFOUNI, L. V. O dado como indício e a contextualização do (a) pesquisador (a) nos estudos sobre compreensão da linguagem. D.E.L.T.A, v. 8, n. 2, p. 205-223, 1992a.

TFOUNI, L. V. Letramento e Analfabetismo. Tese (Livre Docência) - Universidade de São Paulo, não publicada, Ribeirão Preto/SP, 1992b,

TFOUNI, L. V. A dispersão e a deriva na constituição da autoria e suas implicações para uma teoria do letramento. In.: SIGNORINI, I. (org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2001, p.77-97. (col. Idéias sobre linguagem),

TFOUNI, L. V. Letramento e autoria: uma proposta para contornar a dicotomia oral e escrita. Revista da ANPOLL, v. 18, p. 127-141, 2005,

TFOUNI, L. V. Letramento e Alfabetização. São Paulo/SP: Cortez, 2004.

TFOUNI, L. V. Autoria e contenção da deriva, in TFOUNI, L. V. (org.) Múltiplas faces da autoria. Ijuí: RS, Editora da UNIJUÍ, 2008. p.141-158.

Downloads

Publicado

2013-06-29

Como Citar

Pereira, A. de C., & Tfouni, L. V. (2013). Deslizamento de sentido e controle interpretativo por meio da nomeação no caso de uma narrativa oral brasileira. Boitatá, 8(15), 162–180. https://doi.org/10.5433/boitata.2013v8.e31554

Edição

Seção

Seção Livre