Poéticas performáticas da voz: explorando arquétipos vocais na corporeidade do ator

Vagner de Souza Vargas, Denise Marcos Bussoletti

Resumo


O processo de preparo para o trabalho teatral seja ele fundamentado na estética que for, implica em um constante comprometimento dos atores na pesquisa das técnicas mais adequadas para habilitar seu corpo e sua voz para o momento da apresentação. O trabalho que será relatado propõe uma breve reflexão sobre o processo utilizado para a criação de uma partitura cênica, a partir de um fragmento do texto Prometeu Acorrentado, de Ésquilo, utilizando uma metodologia de trabalho com ressonadores vocais associados a determinados arquétipos. O objetivo geral do estudo aqui apresentado será o de descrever a maneira como essa metodologia foi aplicada, concebendo-a como uma poética performática da voz. Após a realização desse trabalho, observamos que essa metodologia nos conduziu à percepção de que esse processo se caracterizava por uma dramaturgia da corporeidade vocal para o ator.


Palavras-chave


Ressonadores vocais; Corporeidade; Arquétipos; Expressão vocal

Texto completo:

PDF

Referências


ALEIXO, Fernando Manoel. Corporeidade da voz: aspectos do trabalho vocal para o ator. 2002. Disponível em http://www.republicacenica.com.br/downloads/textos/corporeidadedavoz.pdf. Visualizado em 20 mar. 2013.

ALEIXO, Fernando Manoel. Corporeidade da voz: voz do ator. Campinas: Editora Komedi, 2007.

ALEIXO, Fernando Manoel. Vocabulário poético do ator. Ouvir ou Ver, n. 4, p. 32-59, 2008.

ALEIXO, Fernando Manoel. Reflexões sobre aspectos pedagógicos relacionados ao trabalho vocal do ator. Moringa, v. 1. n. 1, p. 103-116, 2010.

ALEIXO, Fernando Manoel. Corpo-voz: performance da vocalidade. In: CALDEIRA, Solange Pimentel (Org.). III Seminário e Mostra de Dança Teatro. Coleção Caminhos da Dança Teatro no Brasil. Viçosa: Tribuna Editora, 2011. p. 291-294.

BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo/SP: Perspectiva, 2009.

BURNIER, Luis Otávio. A arte de ator – da técnica à representação. Campinas/SP: Unicamp, 2001.

CUBAS, Gabriela Pérez. La corporeidad y el poder realizador del actor. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 1, n. 2, p. 370-384, 2011.

FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas/SP: Unicamp, 2001.

MELO, Leonor Cristina Cabral. A voz como revelação do corpo: saúde e verdade na pedagogia vocal do ator. 2011. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2011.

POLAK, Ymiracy N. de Souza. O corpo como mediador da relação homem/mundo. Texto & Contexto em Enfermagem, v.6, n.3, p. 29-43, 1997.

SCORSOLINI-COMIN, Fabio; AMORIM, Katia de Souza. Corporeidade: uma revisão crítica da literatura científica. Revista de Psicologia, Belo Horizonte, v.14, n.1, p. 189- 214, 2008.

STEIN, Moira. Corpo e palavra. Porto Alegre/RS: Movimento, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Boitatá
E-ISSN: 1980-4504
Universidade Estadual de Londrina
E-mail: boitata@uel.br
Telefone: (43) 33714428