Perdas e ganhos da poética da canção popular na linguagem do videoclipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2012v7.e31532

Palavras-chave:

Semiótica, Tradução Intersemiótica, Canção Popular, Videoclipe

Resumo

Este artigo faz uma análise do processo de tradução intersemiótica das linguagens verbal (letras) e sonora (música) da canção popular para a linguagem audiovisual do videoclipe. Para fazer isso, são aplicados nesta investigação os conceitos da Semiótica Peirceana para análise dos processos de construção dos sentidos expressos pela mesma canção em diferentes modos de fruição. Além da gramática especulativa da Semiótica de Charles Sanders Peirce, a metodologia emprega também conceitos semióticos elaborados por Umberto Eco e Roland Barthes, para estudar os sentidos que são construídos na poética das letras das canções. A conclusão apresenta o potencial de transformações – limitadoras ou expansivas – dos sentidos expressos pela canção popular quando ela é associada a imagens em sua tradução intersemiótica na linguagem audiovisual do videoclipe.

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Biografia do Autor

Sílvio Antonio Luiz Anaz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

2012-10-29

Como Citar

Anaz, S. A. L. (2012). Perdas e ganhos da poética da canção popular na linguagem do videoclipe. Boitatá, 7(14), 82–94. https://doi.org/10.5433/boitata.2012v7.e31532

Edição

Seção

Dossiê