Memória, poesia e profecia: a identidade sertaneja num inverno de versos

Ciro Leandro Costa da Fonseca, Netanias Mateus de Souza Castro

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de analisar o laço identitário existente nos versos do poeta Marcos Antunes, a memória coletiva e a identidade cultural do grupo social em que está inscrito. Ancorados principalmente em Paul Zumthor e na sua leitura acerca da poesia oral e da performance, buscamos compreender como a poesia tece um laço de coesão e identidade com o grupo social em que o poeta está inscrito, principalmente com relação ao inverno enquanto motivo poético que dá à voz do poeta um laço com a identidade cultural nordestina e sertaneja. Dessa forma, a leitura do pensamento de visão de Paul Zumthor nos ajudou a entender a performance como constitutiva da poesia, de uma enunciação e de uma recepção que atinge um público com seus versos e temas e tece um laço de identidade entre o poeta e sua comunidade, principalmente na temática do inverno tão significativa para a memória do povo sertanejo.


Palavras-chave


Peformance; Profecia; Poesia; Marcos Antunes; Paul Zumthor

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Marcos Antunes de. Minhas poesias: cânticos da alma. Luís Gomes: [s. n.], 2011.

AYALA, Maria Ignez Novaes. Riqueza de pobre. In: Literatura e sociedade - Revista de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, São Paulo, n. 02, p. 160-169, 1997.

BANDEIRA, Manuel. Antologia poética. Rio de Janeiro: J. Olympo, 1976.

BARROS, Luitgarde Oliveira. Cavalcanti. Juazeiro do Padre Cícero: A Terra da Mãe de Deus. 2. ed. Fortaleza: Editora IMERPH, 2008.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 9. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro 2006.

HÖFFLER, Angelica. A floresta no cordel. Fortaleza: Secult, 2006.

HÖFFLER, Angelica. Vozes e imagens da terra da mãe de Deus. In: GURGEL, Deífilo; D. MAIA, Isaura Amélia de Sousa Rosado; LIMA, Ana Neuma Teixeira de (Orgs.). Bom dia Literatura oral. Natal (RN): RN Econômico, 2009 (coleção Patrimônio Potiguar, 5).

LÚCIO, Ana Cristina Marinho. Teatro infantil na sala de aula: diálogos com a cultura popular. LÚCIO, Ana Cristina Marinho. (Org.). Teatro infantil e cultura popular. Campina Grande; Bagagem, 2005.

POLLAK, Michel. Memória e identidade social. In: Estudos históricos. Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a literatura medieval. Tradução de Amalio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Boitatá
E-ISSN: 1980-4504
Universidade Estadual de Londrina
E-mail: boitata@uel.br
Telefone: (43) 33714428