Permanência e ressonância de vozes em A chegada de Lampião no inferno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31510

Palavras-chave:

Mentalidade, Identidade, Oralidade

Resumo

Este estudo tem por objetivo, com base nos conceitos operacionais empregados por Paul Zumthor para a análise de produções literárias do medievo, debater como memória e identidade se cristalizam na ressonância e na permanência de vozes presentes no cordel A Chegada de Lampião no Inferno, de José Pacheco. Como ato poético, a obra emprega à sua tessitura um aspecto performático que corporifica a oralidade da qual é imanente como meio de expressão e de alteridade e como presença identitária e de mentalidade.

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Biografia do Autor

Marcos Paulo Torres Pereira, Universidade Federal do Amapá

Doutorando em Teoria e História Literária na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor na Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.

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Publicado

2015-06-29

Como Citar

Pereira, M. P. T. (2015). Permanência e ressonância de vozes em A chegada de Lampião no inferno. Boitatá, 10(19), 112–132. https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31510

Edição

Seção

Dossiê