Apresentação

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DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31471

Resumo

Que histórias as crianças contam? Quem ouve suas histórias? Quais os temas privilegiados pelas crianças? Como os pequenos narradores performatizam suas histórias? Esses foram alguns dos questionamentos que impulsionaram a organização dossiê temático do número 20 da Revista Boitatá, intitulado “Narrativas Orais Infantis”. O dossiê parte da constatação de que embora exista um vasto acervo de pesquisas e produções acadêmicas sobre narradores adultos e sobre histórias contadas para crianças, pouco ainda se tem enfocado a produção narrativa das crianças. Essa invisibilidade das narrativas infantis – ou “mudez”, para guardar a afinidade metafórica com o campo da oralidade – tem início na própria definição do conceito de infância, pois ao buscar a etimologia da palavra verifica-se que infans, em latim, é “aquele que não fala”.

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Publicado

2015-10-29

Como Citar

Hartmann, L. (2015). Apresentação. Boitatá, 10(20), 8–13. https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31471

Edição

Seção

Editorial