Versão completa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31469

Resumo

Narrativas Orais Infantis 

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. Brasília, DF, 2004.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Lei 10.639/2003, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 2003.

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2003.

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil gostosuras e bobices. São Paulo: Editora Scipione, 1991.

AMARAL, Emilia. Texto literário e contexto didático: os (des)caminhos na formação do leitor. Campinas, 1998.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria – análise – didática. São Paulo: Moderna, 2000.

CUCHE, Dennys. A noção de cultura nas Ciências Sociais. Editora da Universidade do Sagrado Coração-UFES, 1999.

FOSTER, Eugenia da Luz Silva Garimpando pistas para desmontar racismos e potencializar movimentos instituintes na escola. Curitiba-PR, Editora Appris, 2015.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. O jogo das diferenças; o multiculturalismo e seus contextos. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

LAJOLO, Marisa: ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história e histórias. São Paulo: Ática, 2010.

LINHARES, Célia. Projeto de Pesquisa: Experiências instituintes em escolas públicas: Memórias e Projetos para Formação de Professores II, 2002.

MATURANA, Humberto. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.

MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, 2004.

OLIVEIRA, Maria Alexandre de. Dinâmicas em literatura infantil. São Paulo: Paulinas, 2009.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

ROSEMBERG, Fúlvia. Literatura infantil e ideologia. São Paulo: Global Editora, 1985.

VIDEIRA, Piedade Lino. Criança negra e discriminação étnica na escola e movimentos pela educação popular. Padê, Brasília, v. 1, n. 2, p. 89-111, jul./dez. 2007.

VIDEIRA, Piedade Lino. Batuques, folias e ladainhas: a cultura do Quilombo do Cria-ú em Macapá e sua educação. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

Downloads

Publicado

2015-10-29

Como Citar

Hartmann, L. (2015). Versão completa. Boitatá, 10(20). https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31469

Edição

Seção

Versão Completa