Decolonizar o sujeito: por uma poética do estar na diferença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2016v11.e31277

Palavras-chave:

Diferença, Poética do estar, Decolonial, Multiplicidade, Identidade.

Resumo

Na esfera das recentes perspectivas teóricas dos estudos decoloniais, o presente artigo busca relacionar o impacto da noção estruturalista da morte do sujeito com a atual luta pela reafirmação de identidade e visibilidade de parte de grupos sociais ou povos até então excluídos nos termos ainda há pouco concebidos como literatura e expressão estética em geral. Nesse sentido, a partir de Ernesto Laclau, Gilles Deleuze, Rodolfo Kusch e Ailton Krenak, projeta-se uma outra e combativa espécie de poética do estar na diferença, engajada na dissolução das hegemonias metafísicas ocidentais no discurso do ser, que acabam por criar cada vez mais partes do sem partes. A aposta numa postura no mundo e, como consequência, numa literatura que traz no seu devir a mudança e a reorganização dos lugares de fala, atualizando o conceito de inscrição na arte, tem como objetivo levar à máxima potência a desterritorialização das configurações preestabelecidas do universal e do particular. Decolonizar a palavra, nesse intuito, é também democratizar como realidade as distribuições do sensível do nosso tempo e espaço, pensando sempre, na vida intensa que existe no movimento, mais em envolver do que desenvolver.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diego Lock Farina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Estudos de literatura na UFRGS.

Referências

BARTHES, Roland. O prazer do texto. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2015.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Introdução: Rizoma. In: Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia. v. 1. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2011.

KLINGER, Diana Irene. Escritas de si, escritas do outro: autoficção e etnografia na narrativa latino-americana contemporânea. 2006. Tese (Doutorado em Letras) - UERJ Rio de Janeiro, RJ.

KRENAK, Ailton. Eu e minhas circunstâncias. In: Encontros. Rio de Janeiro, Azougue, 2015.

KUSCH, Rodolfo. América profunda. In: Obras completas: pocket. Rosário: Fundación A. Ross, 2007.

LACLAU, Ernesto. Universalismo, particularismo e a questão da identidade. In: Emancipação e diferença. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.

LACLAU, Ernesto. Por que os significantes vazios são importantes para a política? In: Emancipação e diferença. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011a.

MEMMI, Albert. Situação do colonizado. In: Retrato do colonizado precedido de retrato do colonizador. Tradução de Marcelo Jacques de Moraes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

SARLO, Beatriz. Prólogo a Graciela Speranza. In: Primera Persona. Conversaciones con quince narradores argentinos. Buenos Aires: Norma, 1995.

Downloads

Publicado

2016-10-11

Como Citar

Farina, D. L. (2016). Decolonizar o sujeito: por uma poética do estar na diferença. Boitatá, 11(22), 68–79. https://doi.org/10.5433/boitata.2016v11.e31277

Edição

Seção

Dossiê