A performance vocal dos intérpretes de sambas-enredo das escolas de samba do Rio de Janeiro

Luciano Carvalho do Nascimento

Resumo


O trabalho apresenta uma análise interdisciplinar da performance vocal dos intérpretes de sambas-enredo das escolas de samba do Rio de Janeiro. A análise privilegia o valor semiótico imanente à voz humana – não apenas a dos intérpretes, mas principalmente a deles, aqui – e procura demonstrar sua possível herança mítica, diretamente ligada às culturas orais tradicionais.


Palavras-chave


Performance; Intérprete; Samba-enredo; Voz

Texto completo:

PDF

Referências


AQUINO, R. S. & DIAS, L. S. O samba-enredo visita a história do Brasil: o samba-de enredo e os movimentos sociais. Rio de Janeiro: Ed. Ciência Moderna Ltda., 2009.

ARAÚJO, H. Carnaval – Seis milênios de história. Rio de Janeiro: Gryphus, 2003

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec/ UnB 1999.

BRASIL, Min. Cultura. Matrizes do samba. Brasília: IPHAN, 2007. Disponível em: , acesso em 04/09/10.

CAVALCANTI, M. L. V. C. Tempo ritual: o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Terceira margem: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura. Pensando o carnaval na academia, Rio de Janeiro, ano 10, n. 14, p. 27-39, 2006.

CAVARERO, A. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

FINNEGAN, R. O que vem primeiro: o texto a música ou a performance? In: MATTOS, C. N. et al. (org.). Palavra Cantada. Rio de Janeiro: 7 Letras 2008. p. 15-43.

FOUCAULT, M. O governo de si e dos Outros. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba). Manual do julgador. Rio de Janeiro: LIESA, 2010

MUSSA, A.; SIMAS, L. A. Samba de enredo – história e arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

OLIVEIRA, S. R. Literatura e música. São paulo: Perspectiva, 2002

ONG, W. Oralidade e cultura escrita. São Paulo: Papirus, 1998.

SOUZA, P. Michel Foucault – O trajeto da voz na ordem do discurso. Campinas: Ed. RG, 2009.

VALENTE, H. A. Os cantos da voz: entre o ruído e o silêncio. São Paulo: Annablume, 1999.

VALENTE, H. A. As vozes da canção na mídia. São Paulo: Via Lettera/ Fapesp, 2003.

ZUMTHOR, P. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec, 1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Boitatá
E-ISSN: 1980-4504
Universidade Estadual de Londrina
E-mail: boitata@uel.br
Telefone: (43) 33714428