Um carnaval na barraca: algumas considerações sobre a formação e os personagens do teatro de Mamulengos

Autores

  • Lucas Antunes Oliveira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2011v6.e31199

Palavras-chave:

Mamulengo, Personagens, Representação, Carnavalização

Resumo

Este trabalho investiga certos aspectos históricos e estruturais do Mamulengo, uma forma de teatro popular típica do nordeste brasileiro, especialmente no que diz respeito a seus personagens. Através da análise do protagonista do teatro, ou “Herói”, procura-se entender a articulação entre a representação desse personagem e o contexto sociocultural no qual o Mamulengo é produzido, adotando como base teórica as ideias de Bakhtin sobre a carnavalização. Além de Bakhtin (1999 e 1981), este trabalho também conta com a tese em antropologia de Adriana Schneider Alcure (2007), o estudo clássico de Hermilo Borba Filho, Fisionomia e Espírito do Mamulengo (1987), e o livro de Alimar de Alencar Pimentel, O mundo mágico de João Redondo (1988).

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Biografia do Autor

Lucas Antunes Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2011-10-09

Como Citar

Oliveira, L. A. (2011). Um carnaval na barraca: algumas considerações sobre a formação e os personagens do teatro de Mamulengos. Boitatá, 6(12), 155–180. https://doi.org/10.5433/boitata.2011v6.e31199

Edição

Seção

Seção Livre