Afirmação e negação da vida em Raduan Nassar

Autores

  • Gustavo Fujarra Carmona Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2009v4.e31063

Palavras-chave:

Raduan Nassar, Vontade, Ideal ascético, Tempo

Resumo

O seguinte artigo propõe fazer uma aproximação entre o pensamento de Nietzsche quando trata da questão da afirmação da vida em oposição ao pensamento ascético da negação da vontade de viver de Schopenhauer, ambos expressos na escrita de Raduan Nassar em Lavoura Arcaica através da divisão dos familiares à mesa, sendo o primeiro representado principalmente pelo personagem-narrador André e o segundo pelo seu Pai. Com tal objetivo, pretendemos mostrar como a “afirmação da vida” e seus desdobramentos, inerente a André e ao lado esquerdo da família, perpassam toda a obra funcionando como eixo central da vida dos mesmos, em oposição ao ideal ascético do Pai e do lado “direito” da família. Por fim, mostrar como essa dicotomia é costurada por uma terceira personagem, escondida nas entrelinhas do texto, o Tempo, ora afoito e ansioso, ora calmo e paciente. É através dessas duas abordagens de vida, permeada pelos caprichos do tempo, que se desenvolverá nossa abordagem acerca do assunto.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gustavo Fujarra Carmona, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Letras da Universidade Estadual de Londrina

Referências

NASSAR, Raduan. Lavoura Arcaica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma polêmica. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras: 2001.

PELLEGRINI, Tânia. Ficção brasileira contemporânea: assimilação ou resistência. In: Novos rumos, ano16, n. 35, 2001.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e representação. Trad. M.F. Sá Correia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.

Downloads

Publicado

2009-10-02

Como Citar

Carmona, G. F. (2009). Afirmação e negação da vida em Raduan Nassar. Boitatá, 4(8), 76–88. https://doi.org/10.5433/boitata.2009v4.e31063

Edição

Seção

Dossiê