Manifestação poética em performance: vocalidades, corpo e inscrições na narrativa popular urbana

Felipe Grüne Ewald

Resumo


Ao utilizar a performance como moldura para um quadro dinâmico, a pesquisa analisa narrativas orais urbanas, enquanto manifestação espontânea da poética no contexto dos atos cotidianos. O referido enquadre prevê a dinamicidade da mudança entre os diferentes níveis da expressão humana, que carregam em si a manifestação de uma poética, objeto movente de interresse legítimo para a literatura. Na discussão da poética, em oposição ao pensamento textocêntrico, busca-se uma criatividade coletiva que possa refletir a dinâmica social. O campo de pesquisa concentra-se no bairro Restinga, na periferia de Porto Alegre, Brasil, local marcado pela fragmentação social. A metodologia toma um formato de relato de vida, mas as narrativas se expandem livremente e tomam sua forma própria, sem a centralidade da memória pessoal, com enfoque na imaginação, ascendendo à poética. Sujeito central na rede de referências do bairro, José Carlos dos Santos, o Beleza, apresenta uma narrativa de acentuada performatividade. Ele procura, assim, constituir uma identidade para a Restinga, quer alterar a imagem (e auto-imagem) do bairro, construída por discursos externos negativos. Partindo do enquadre da performance, identificam-se diferentes níveis e objetos constituintes das manifestações poéticas, ascendendo à vocalidade, ao gestual e às inscrições, os quais, num processo de individuação, vêm a formar uma unidade poética.


Palavras-chave


Oralidade; Poética; Performance

Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Richard. Story, Performance and Event: contextual studies of oral narrative. Cambridge University Press, 1986.

BIAL, Henry (org.). The Performance Studies Reader. New York: Routledge, 2007.

BUTLER, Judith. Performative acts and gender constitutions: an essay in phenomenology and feminist theory. In: BIAL, H. The Performance Studies Reader. London: Routledge, 2004.

CANDIDO, Antonio. Estímulos da criação literária. In: CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: Ed. Nacional, 1985.

CONQUERGOOD, Dwight. Performance Studies: interventions and radical research. In: BIAL, H. The Performance Studies Reader. London: Routledge, 2004.

FERNANDES, Frederico. A voz e o sentido: poesia oral em performance. São Paulo: Editora Unesp, 2007.

HARTMANN, Luciana. Performance e experiência nas narrativas orais da fornteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. In: Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 11, n. 24, jul/dez 2005. p. 125-153.

LANGDON, Ester Jean. A Fixação da Narrativa: do mito para a poética de literatura oral. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 5, n. 12, dez 1999. p. 13-36.

LIMA, Nei Clara. Narrativas Orais: uma poética da vida social. Brasília: UnB, 2003.

MALDONATO, Mauro. Raízes errantes. São Paulo: SESC/Editora 34, 2004.

MORRIS, Rosalind. All made up: performance theory and the new antropology of sex and gender. Annual Review of Anthropology 24: 567-92, 1995.

SIMONDON, Gilbert. L'individuation psychique et collective: a la lumière des notions de Forme, Information, Potentiel et Métastabilité. Paris: Aubier, 2007.

TURNER, Victor. The Anthropology of Performance. NY:PAJ, 1987. p.72-98.

ZUMTHOR, Paul. Esritura e Nomadismo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.

ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. São Paulo: Educ, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Boitatá
E-ISSN: 1980-4504
Universidade Estadual de Londrina
E-mail: boitata@uel.br
Telefone: (43) 33714428