Voz e natureza: a moral no mito pantaneiro Mãozão

Autores

  • Marcelo Rodrigues Jardim Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2007v2.e30703

Palavras-chave:

Poesia oral, Narrativas orais pantaneiras, Moral, Mito do Mãozão

Resumo

A meta principal nesse artigo é verificar qual a relação entre narrativas orais referentes ao mito do mãozão, veiculadas por narradores pantaneiros, e a presença de preceitos morais, subentendidos ou não, da comunidade narrativa do Pantanal sul-mato-grossense. O mãozão, conforme é apresentado pelos narradores, tem por característica mais comum a defesa de sua morada: a mata. Assim, aqueles que a invadem ou a depredam são castigados física e psiquicamente. O narrador traz para as narrativas, no momento da performance, representações dos anseios coletivos e individuais, os quais podem ser identificados pelos participantes do processo comunicativo. As narrativas orais a respeito do mãozão corriqueiramente representam a ética considerada pela comunidade geradora e demonstram como o narrador percebe e julga seu mundo circundante de modo poético.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Rodrigues Jardim, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina

Referências

BANDUCCI JÚNIOR, Á. Sociedade e natureza no pensamento pantaneiro: representação de mundo e o sobrenatural entre os peões das fazendas de gado da “Nhecolândia” (Corumbá/MS). São Paulo, 1995. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

CANDIDO, A. Os parceiros do Rio Bonito. 6.ed. São Paulo: Duas Cidades, 1982.

CASCUDO, L. da C. Geografia dos mitos brasileiros. 2.ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1976.

CHAUÍ, M. S. Convite à Filosofia. 5.ed. São Paulo: Ática, 1995. FERNANDES, F. A. G. Entre histórias e tererés: o ouvir da literatura pantaneira. São Paulo: Unesp, 2002.

CHAUÍ, M. S.A voz em performance: uma abordagem sincrônica de narrativas e versos da cultura oral pantaneira. Assis, 2003. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista.

FERREIRA, Á. R. A. L. Mãozão: Um Encantado de Aguaçuzais da Nhecolândia. In: SANTOS, P. S. N. (org.). Ciclos de Literatura Comparada. Campo Grande: UFMS, 2000.

JANKÉLÉVITCH, V. O paradoxo da moral. Trad. Helena Esser dos Reis. Campinas: Papirus, 1991.

JARDIM, M. R. Representações ecológicas em narrativas orais: a voz pantaneira. Anais do XXIII Simpósio Nacional de História: história: guerra e paz [CD-ROM] / Associação Nacional de História ANPUH. Londrina: Editorial Mídia, 2005. 1CD.

JARDIM, M. R. Vozes (po)éticas: a moral em narrativas orais na região londrinense. Londrina, 2007.

Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Londrina. LEITE, E. F. Marchas na história: comitivas e peões-boiadeiros no pantanal. Campo Grande: UFMS, 2003.

VÁZQUEZ, A. S. Ética. Trad. João Dell’Anna. 10.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

Downloads

Publicado

2007-07-14

Como Citar

Jardim, M. R. (2007). Voz e natureza: a moral no mito pantaneiro Mãozão. Boitatá, 2(3), 15–35. https://doi.org/10.5433/boitata.2007v2.e30703

Edição

Seção

Dossiê