Adivinhação: brincar de dizer (e de saber?)

Autores

  • Maria Claurênia Abreu de Andrade Silveira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e30688

Palavras-chave:

Jogo da adivinhação, Contador de histórias, Sala de aula.

Resumo

Neste artigo, aborda-se a adivinha, gênero literário da tradição oral, no que concerne a formas de registro e atualização, em situação de performance. Discute-se sobre o uso da adivinha por um contador de histórias e alunos, em sala de aula, considerando não só o aspecto lúdico da atividade, mas também a possibilidade de, através do texto da adivinha discutir sobre costumes do passado da comunidade a que pertencem os participantes dessas performances. A utilização da adivinha pelo contador configura a realização do “jogo da adivinhação”, o que revela o seu formato oral. Os textos aqui mencionados, trocados pelo contador e os participantes (alunos do 4º ano do Ensino Fundamental) demonstraram a viabilidade do uso da adivinha para favorecer o desenvolvimento das capacidades de ouvir e falar, argumentando a partir de um texto dito ou lido. Observa-se a presença das adivinhas em publicações que registram esse gênero, mesmo sendo declarada a sua origem oral. Menciona-se também, a partir dos textos e da análise das performances do contador, possibilidades de textos orais, como as adivinhas apoiarem projetos de leitura e de escrita na escola.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Claurênia Abreu de Andrade Silveira, Universidade Federal da Paraíba

Professora da Universidade Federal da Paraíba, doutora pela mesma Universidade.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política – ensaios sobre literatura e história da culura. Tradução Sergio Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

JOLLES, André. Formas simples – legenda, saga, mito, adivinha, ditado, caso, memorável, conto, chiste. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, 1976.

MAIOR, Mário Souto (Org.). O grande livro das adivinhações. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2002.

SILVEIRA, M. C. Contar, encantar, aprender/ensinar – um contador de histórias em sala de aula. Tese (doutorado em Letras). PPGL, João Pessoa: UFPB, 2001.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Tradução de Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia D. Pochat, Maria Inês de Almeida. São Paulo: Hucitec, 1997.

Downloads

Publicado

2017-09-14

Como Citar

Silveira, M. C. A. de A. (2017). Adivinhação: brincar de dizer (e de saber?). Boitatá, 12(23), 195–206. https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e30688

Edição

Seção

Seção Livre