Experiência com a literatura de cordel como atividade de estímulo à leitura no ambiente escolar

Autores

  • Jean Pereira Corrêa Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e30686

Palavras-chave:

Literatura de cordel, Educação, Atividade de leitura.

Resumo

Este artigo mostra a contribuição da literatura de cordel como recurso didático no ambiente educacional, em especial nas atividades de leitura para desenvolvimento do hábito de ler, e consequentemente a formação de leitores críticos. No que diz respeito à metodologia é, no primeiro momento, uma pesquisa bibliográfica, pois utilizamos como base o ponto de vista de diferentes autores contidos em livros, artigo científicos, site etc. Depois fizemos uma pesquisa de campo, com a utilização de questionários com perguntas abertas, os quais foram aplicados para os seguintes públicos: uma educadora, cinco cordelistas paraenses e dois pesquisadores do assunto cordel. E finaliza expondo uma análise de dados coletados correspondentes às respostas de algumas pessoas envolvidas com essa poesia popular, a fim de sabermos a opinião delas acerca da relevância da literatura de cordel como uma prática de leitura nas instituições de ensino, tendo em vista estimular o prazer pela leitura e a cultura popular.

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Biografia do Autor

Jean Pereira Corrêa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. Bibliotecário-documentalista na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Pós-graduando em Gestão em Unidade de Informação

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Publicado

2017-09-14

Como Citar

Corrêa, J. P. (2017). Experiência com a literatura de cordel como atividade de estímulo à leitura no ambiente escolar. Boitatá, 12(23), 179–194. https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e30686

Edição

Seção

Seção Livre