Experiência com a literatura de cordel como atividade de estímulo à leitura no ambiente escolar

Jean Pereira Corrêa

Resumo


Este artigo mostra a contribuição da literatura de cordel como recurso didático no ambiente educacional, em especial nas atividades de leitura para desenvolvimento do hábito de ler, e consequentemente a formação de leitores críticos. No que diz respeito à metodologia é, no primeiro momento, uma pesquisa bibliográfica, pois utilizamos como base o ponto de vista de diferentes autores contidos em livros, artigo científicos, site etc. Depois fizemos uma pesquisa de campo, com a utilização de questionários com perguntas abertas, os quais foram aplicados para os seguintes públicos: uma educadora, cinco cordelistas paraenses e dois pesquisadores do assunto cordel. E finaliza expondo uma análise de dados coletados correspondentes às respostas de algumas pessoas envolvidas com essa poesia popular, a fim de sabermos a opinião delas acerca da relevância da literatura de cordel como uma prática de leitura nas instituições de ensino, tendo em vista estimular o prazer pela leitura e a cultura popular.

Palavras-chave


Literatura de cordel; Educação; Atividade de leitura.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Graziela Barros de; SANTOS, Rafaela Rocha dos. Literatura de cordel em sala de aula: resgate da cultura ou instrumento paradidático? In: Encontro Regional de Estudantes de Letras, 11, 2010, Santana.

CASA NOVA, Vera Lúcia. Cordel e biblioteca. R. Esc. Bibliotecon. [UFMG], Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 7-13, mar. 1982.

CASA NOVA, Vera Lúcia de Carvalho; BARBOSA, Rosaly Isabel Senra. Análise de uma experiência no Carro-Biblioteca da Escola de Biblioteconomia/UFMG com textos de Cordel. Cadernos de Biblioteconomia, Recife, v. 6, n. 1, p. 15-27, jun. 1983.

FERREIRA, Ana Paula de Oliveira. Literatura de cordel: um método de incentivo à leitura e escrita. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: leitura e produção de textos) - Faculdade Atlântico, Cristinápolis, 2010. Disponível em:< http:// www.artigos.netsaber.com. de_cordel:_um_metodo_de_incentivo_ a_ leitura_e_escrita>. Acesso em: 26 jul. 2013. GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Cordel leitores e ouvintes. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

FERREIRA, Ana Paula de Oliveira. Oralidade, memória e a mediação do outro: práticas de letramento entre sujeitos com baixos níveis de escolarização – o caso do cordel (1930-1950). Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, p. 115-142, dez. 2002. Disponível em:< http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 1 abr. 2013.

KUHLTHAU, Carol. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. Tradução e adaptação de Bernadete Santos Campello et al. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

LIMA, Stélio Torquato. Os PCN e as potencialidades didático-pedagógicas do cordel. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 35, n. 1, p. 133-139, jan./jun. 2013.

MENEZES NETO, Geraldo Magella de. Literatura de cordel: recurso didático no ensino de história. [S.l.], [200 -?], 11 p. Disponível em: http:// www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/.../Y9C8z3kr.doc. Acesso em: 6 abr. 2013.

NEGRÃO, Maria José da Trindade. Introdução à literatura de cordel. Letras, Curitiba, n. 23, p. 135-152, jun. 1975. Disponível em:< http://www. ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/letras/article/download/19663/12914 >. Acesso em: 30 jul. 2013.

PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag et al. Literatura de cordel: veículo de comunicação e educação em saúde. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 662-70, out./dez. 2007. 3.

SANTANA, Bruna B. S.; BATISTA, Raimunda B. Literatura de cordel: interdisciplinaridade em sala de aula. Boitatá, Londrina-PR, n. 4, p. 1-8 jui./dez. 2007. Disponível em: . Acesso em: 31 mar. 2013.

SANTOS, Manuela Fonseca. A literatura de cordel. Revista de Estudiosos Iberoamericanos, [S.l.], n. 2, p. 85-86, jun. 2005.

SANTOS, Sirleide Vieira dos. Acorda cordel na sala de aula: a legitimação do povo para o povo. São Paulo: USP, 2012.

SILVA FILHO, Wilson Seraine da; SANTOS, Renato P. dos. O uso da literatura de cordel como texto auxiliar no ensino de Ciências no ensino fundamental. In: SIMPÓSIO SULBRASILEIRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS, 15. Anais... Canoas, RS: Ulbra, 2008.

SILVA, Rozilene Reis Bomfim da. O papel da leitura no processo de produção literária: uma análise de produções de cordel. In: ENCONTRO BAIANO DE ESTUDO EM CULTURA, 3., Salvador. Anais eletrônicos... Salvador: [s. n.], [2012].

SILVA, Silvio Profirio da et al. Literatura de cordel: linguagem, comunicação, cultura, memória e interdisciplinaridade, Raído, Dourados, MS, v. 4, n. 7, p. 303-322, jan./jun. 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Boitatá
E-ISSN: 1980-4504
Universidade Estadual de Londrina
E-mail: boitata@uel.br
Telefone: (43) 33714428