Interações e parcerias no trabalho de campo: etnomusicologia, etnopoética e literatura oral

Cláudia Neiva de Matos

Resumo


Entre os campos de pesquisa contíguos e interrelacionados à Literatura oral destacam-se, em nossos dias, a Etnomusicologia e a Etnopoética, disciplinas em que a compreensão sócioantropológica se combina necessariamente a uma sensibilização estética. O tratamento dos materiais pode variar da mais circunspecta pretensão à objetividade até uma hermenêutica permeável à subjetividade do analista. Todavia, e notadamente quando o processo inclui o trabalho de campo e sua etnografia, aflora, na quase totalidade dos casos, o problema ético, social, emocional e epistemológico da relação entre etnógrafo e etnografado. A atitude do estudioso diante do seu objeto/sujeito em estudo, e a interação que se dá entre eles, influem tanto no modo de abordagem investigativa como no tipo de discurso em que ela resulta. Na coleta, transcrição e/ou tradução de repertórios de arte verbal, destaca-se contemporaneamente a questão da performance, que contribui também para valorizar o papel atribuído ao informante e complexificar a condução do trabalho de campo. A partir de referências etnomusicológicas e etnopoéticas, este artigo discute tais questões, de modo a encaminhar uma reflexão sobre os caminhos e opções da moderna pesquisa em Literaturas orais.

Palavras-chave


Trabalho de campo; Informante; Etnomusicologia; Etnopoética; Literatura oral

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Mário de. O turista aprendiz. São Paulo: Duas Cidades, 1983.

BAUMAN, Richard. Folklore. In: BAUMAN, Richard (ed.). Folklore, cultural performances, and popular entertainments: a communications-centered handbook. New York: Oxford University Press, 1992.

CLIFFORD, James. Poder e diálogo na Etnografia: a iniciação de Marcel Griaule. In: CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: Antropologia e Literatura no século XX. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2002.

COOLEY, Timothy J. Casting shadows in the field: an introduction. In: COOLEY, Timothy J. ; BARZ, Gregory F. Shadows in the field: new perspectives for fieldwork in Ethnomusicology. New York / Oxford: Oxford University Press, 1997.

DESROCHES, Monique; DESROSIERS, Brigitte. Notes "sur" le terrain. Terrains. Genève: Ateliers d'Ethnomusicologie, 1995. (Cahiers de musiques traditionnelles n. 8)

LAMBERT, Jean."Ceux qui n'étaient pas là ne pourront jamais comprendre…" Un ethnomusicologue sans magnétophone? Terrains. Genève: Ateliers d'Ethnomusicologie, 1995. (Cahiers de musiques traditionnelles n. 8)

MALINOVSKI, Brodislaw. Um Diário no Sentido Estrito do Termo. Trad. Celina Falck. Rio de Janeiro: Record, 1977.

MYERS, Helen. Fieldwork. In: MYERS, Helen (ed.). Ethnomusicology: an introduction. New: W.W.Norton & Company, 1992.

ROTHENBERG, Jerome. Ethnopoetics. The New Princeton Encyclopedia of Poetry and Poetics. 2002. www.ubuweb.com.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Boitatá
E-ISSN: 1980-4504
Universidade Estadual de Londrina
E-mail: boitata@uel.br
Telefone: (43) 33714428