|
Edição |
Título |
|
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 |
O conceito da Ditadura: conceitos de estudantes chilenos educação para os media |
Resumo
PDF (Español (España))
|
Gabriela Alejandra Vásquez Leyton, María Sánchez Agustí |
|
v. 11, n. 22 (2018): v.11, n.22, jul/dez 2018 |
Estudos sociais para crianças numa democracia: prescrições didáticas para o ensino de história sob o prisma norte-americano |
Resumo
PDF
|
Elisiane da Silva Soares, Eliana Rela |
|
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 |
Manuais de didática da história: contribuições para entender suas especificidades |
Resumo
PDF
|
Osvaldo Rodrigues Junior, Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia |
|
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 |
O “Legado” da aprendizagem histórica: refazendo percursos de leituras |
Resumo
PDF
|
Renilson Rosa Ribeiro, Halferd Carlos Ribeiro Júnior, Mairon Escorsi Valério |
|
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 |
Esquerda ou direita? Professores, opção política e didática da história |
Resumo
PDF
|
Caroline Pacievitch, Luis Fernando Cerri |
|
v. 11, n. 22 (2018): v.11, n.22, jul/dez 2018 |
Federalização da Universidade do Paraná: a voz dissonante de Plínio Tourinho |
Resumo
PDF
|
Névio de Campos, Eliezer Felix de Souza |
|
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 |
Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o processo de constituição de uma didática da história para os anos iniciais |
Resumo
PDF
|
Tiago Costa Sanches |
|
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias |
O discurso histórico presente no livro didático: uma abordagem ideológica e historiográfica |
Resumo
PDF
|
Natalia Aparecida Tiezzi Martins dos Santos, Dolores Pereira Ribeiro Coutinho |
|
v. 11, n. 22 (2018): v.11, n.22, jul/dez 2018 |
História, livro didático e formação docente: produção, limites e possibilidades |
Resumo
PDF
|
Erinaldo Vicente Cavalcanti |
|
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias |
História local, historiografia e ensino: sobre as relações entre teoria e metodologia no ensino de história |
Resumo
PDF
|
Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo |
|
v. 11, n. 22 (2018): v.11, n.22, jul/dez 2018 |
História difícil e etnocentrismo: o ensino de história e o genocídio de Ruanda na web |
Resumo
PDF
|
Danilo Ferreira da Fonseca, Geyso Dongley Germinari |
|
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 |
Modelo de educação histórica e formação docente |
Resumo
PDF (Español (España))
|
Gerardo Daniel Mora Hernández, Rosa Ortiz Paz |
|
v. 11, n. 22 (2018): v.11, n.22, jul/dez 2018 |
Populismo, mídia educacional e escolas em tempos de crise |
Resumo
PDF
|
Christoph Kohl |
|
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 |
Investigação sobre a transversalidade social, disciplinar e geográfica de um modelo de ensino-aprendizagem da história através de fontes objetuais e criação de museus de aula |
Resumo
PDF
|
Glória Solé, Nayra Llonch |
|
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 |
História e ensino de história das ditaduras no Brasil e na Argentina |
Resumo
PDF
|
Juliana Pirola Balestra |
|
v. 7, n. 14 (2014): Histórias e Antropologias dos Patrimônios Culturais |
Pensamento histórico de jovens sobre “gênero” a partir da revista Capricho (2005-2006) |
Resumo
PDF
|
Flavia Mantovani |
|
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 |
Didática e história escolar: dimensões disciplinares e culturais |
Resumo
PDF
|
Maria Aparecida Leopoldino |
|
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 |
Representações de História em Jovens da Escola Básica e da Universidade: um Estudo sobre Pensamento Histórico e Identidade |
Resumo
PDF
|
Márcia Elisa Teté Ramos, Ronaldo Cardoso Alves |
|
v. 7, n. 14 (2014): Histórias e Antropologias dos Patrimônios Culturais |
Narrativas de Professores de História em Londrina-Paraná: SEUS SABERES E PRÁTICAS |
Resumo
PDF
|
Eline Andréa Dornelas |
|
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento |
A fotografia como mediador cultural na construção do conhecimento histórico escolar |
Resumo
PDF
|
Natalia Germano Gejão |
|
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino |
Ensino de História e consciência histórica de alunos da Educação de Jovens e Adultos: notas investigativas |
Resumo
PDF
|
Wilian Junior Wilian Junior |
|
v. 12, n. 23 (2019): Revistas Culturales de iberoamérica |
A elaboração do Atlas Histórico Escolar do MEC: entrevista com a historiadora Miridan Britto Falci |
Resumo
PDF
|
Renato Amado Peixoto |
|
v. 10, n. 20 (2017): Dossie - Cultura Intelectual e Cultura Material (séculos XVII-XIX) |
D. Alexandre de Sousa e Holstein e a cultura lusitana numa Roma em ebulição (1790-1803) |
Resumo
PDF
|
Francisco Almeida Dias |
|
v. 8, n. 15 (2015): 50 anos de golpe: arte, cultura e poder |
Outros lugares do “fazer e ensinar História”: uma leitura sobre os impressos do MST na transição democrática |
Resumo
PDF
|
Fernando Perli |
|
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias |
Os saberes da história: elementos para um currículo escolar contemporâneo |
Resumo
PDF
|
Ricardo de Aguiar Pacheco |
|
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino |
Mil horas para quê? A prática como componente curricular na licenciatura em história |
Resumo
PDF
|
Álvaro Pereira do Nascimento |
|
Vol. 1, n. 2, jul./dez. 2008 - Dossiê: Intolerâncias |
Conhecimento prévio e aprendizagem significativa de conceitos históricos no Ensino Médio |
PDF
|
Regina Célia Alegro |
|
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino |
Escola e conhecimento de História e Geografia: uma disciplina acadêmica e a educação das sensibilidades. |
Resumo
PDF
|
Maria Carolina Bovério Galzerani |
|
v. 11, n. 22 (2018): v.11, n.22, jul/dez 2018 |
As pessoas tentam, mas a história difícil não é facilmente descartada: o lugar dos temas controversos no ensino de história |
Resumo
PDF
|
Maria Auxiliadora Schmidt, Marlene Cainelli, Pedro Miralles |
|
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias |
Desvitimizar para humanizar: uma análise sobre a escravidão nos livros didáticos |
Resumo
PDF
|
Willian Robson Soares Lucindo |
|
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias |
Pensar bem por intermédio da assimilação e contextualização de conceitos: considerações pertinentes para o ensino de história atual |
Resumo
PDF
|
André Wagner Rodrigues |
|
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento |
O Conjunto fotográfico no ensino de História: algumas possibilidades de abordagem com a imigração polonesa |
Resumo
PDF
|
Jonathan Oliveira Molar |
|
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias |
A construção do pensar histórico: questões da formação histórica no Ensino |
Resumo
PDF
|
Claudia Moraes de Souza |
|
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias |
Teoria historiográfica e prática pedagógica: as correntes de pensamento que influenciaram o ensino de história no Brasil |
Resumo
PDF
|
Crislane Barbosa Azevedo, Maria Inês Sucupira Stamatto |
|
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino |
Itinerários do livro didático como objeto central no ensino de História |
Resumo
PDF
|
Jeferson Rodrigo da Silva |
|
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias |
Pensando a paz entre as guerras: o lugar do ensino de história nas relações exteriores |
Resumo
PDF
|
Juçara Luzia Leite |
|
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino |
Gênero, sexualidade e ensino de história nas vozes de adolescentes |
Resumo
PDF
|
Luana Pagano Peres Molina |
|
Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia |
Sentidos do passado no museu: concordância e dissonância de vozes |
Resumo
PDF
|
Lana Mara Castro Siman, Edson Nascimento Campos, João Carlos de Andrade |
|
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino |
Entre Paulas, Martas, Pedros, Anas... para entender as complexas relações sujeitos/saberes no contexto da aprendizagem histórica |
Resumo
PDF
|
Flávia Eloisa Caimi, Sandra Regina Ferreira de Oliveira |
|
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias |
Jogos digitais e outras metanarrativas históricas na elaboração do conhecimento histórico por adolescentes |
Resumo
PDF
|
Cristiani Bereta da Silva |
|
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino |
O Ensino de História no século XXI: a perspectiva dos professores participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE) em relação às Diretrizes Curriculares da Educação Básica de História (DCEs) |
Resumo
PDF
|
Maria Paula Costa |
|
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento |
Incursões de Clio na Terceira Margem do Ocidente: experiências de pesquisa sobre o ensino de história do Oriente em uma escola pública de Campina Grande -PB |
Resumo
PDF
|
Catarina de Oliveira Buriti, José Otávio Aguiar |
|
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento |
O ensino de história na revista Nova Escola (1986-2002): cultura midiática, currículo e ação docente |
PDF
|
Márcia Elisa Teté Ramos |
|
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento |
As sociedades indígenas, a história e a escola |
Resumo
PDF
|
Maria Cristina Bohn Martins |
|
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino |
O uso de fontes em sala de aula: a obra de Maria Firmina dos Reis (1859) como mediadora no estudo da escravidão negra no Brasil |
Resumo
PDF
|
Janaína Santos Correia |
|
Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia |
O lugar a cultura política do aluno do Ensino Médio |
Resumo
PDF
|
Denilson Roberto Schena |
|
Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia |
O ensino de História nos anos iniciais: como se pensa, como se faz |
Resumo
PDF
|
Kátia Maria Abud |
|
Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia |
O estudante de Ensino Médio nas comunidades virtuais “eu amo história” e “eu odeio história” e uma questão antiga: para quê serve a história? |
Resumo
PDF
|
Márcia Elisa Teté Ramos |
|
Vol. 5, n. 9, jan./jun. 2012 - Dossiê: Humor Gráfico |
A Canção como Mediação nos Livros Didáticos de História na Coleção História e Vida Integrada de Nelson e Claudino Piletti (1997-2007) |
Resumo
PDF
|
Érica da Silva Xavier |
|
v. 13, n. 26 (2020): Dossiê "Medievalismo(s), neomedievalismo e recepção da Idade Média em períodos pós-medievais" |
Considerações sobre a Implantação da Pesquisa e Ensino de História Antiga no campus Universitário de Bragança, na Amazônia Oriental |
Resumo
PDF
|
Roberta Alexandrina Silva |
|
Vol. 4, n. 7, jan./jun. 2011 - Dossiê : Diálogo Europa América. Passado e Presente |
Os jogos de interpretação de personagem e suas perspectivas no ensino de história |
Resumo
PDF
|
Ricardo Jeferson da Silva Francisco |
|
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias |
O uso das fontes históricas como ferramentas na produção de conhecimento histórico: a canção como mediador |
Resumo
PDF
|
Érica da Silva Xavier |
|
Vol. 5, n. 9, jan./jun. 2012 - Dossiê: Humor Gráfico |
A burguesia enquadrada: Mafalda e sua turma criticam elementos da sociedade burguesa (a naturalização das diferenças, a desumanização e a competição) na aula de História |
Resumo
PDF
|
Carlos Eduardo Rebuá Oliveira |
|
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento |
Possibilidades e limites na construção do conhecimento histórico em conexão com o mundo virtual. |
PDF
|
Cyntia Simioni França |
|
Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia |
Conceito substantivo escravidão africana no Brasil: uso e apropriações das narrativas do manual didático pelos alunos e professora |
Resumo
PDF
|
Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd |
|
Vol. 4, n. 7, jan./jun. 2011 - Dossiê : Diálogo Europa América. Passado e Presente |
A canção como mediadora cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aula. Dissertação (Mestrado em História Social). Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2011 |
Resumo
PDF
|
Julho Zamariam |
|
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento |
Entre fatos e artefatos: literatura e ensino de História nos encontros acadêmicos nacionais (1979-2007) |
PDF
|
Ademar Firmino dos Santos |
|
v. 7, n. 14 (2014): Histórias e Antropologias dos Patrimônios Culturais |
Uma máquina do tempo movida à imaginação: rpg e empatia histórica no ensino de história |
Resumo
PDF
|
Juliano da Silva Pereira |
|
Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia |
O conceito de passado e sua significância histórica para professores de história e os livros didáticos recebidos no PNLEM |
Resumo
PDF
|
Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos Santos |
|
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento |
O historiador, o ensino de História e seu tempo (Notas sobre a problemática da Ditadura no Brasil – 1964/1985) |
Resumo
PDF
|
Marcos Silva |
|
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias |
A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica: o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945) |
Resumo
PDF
|
Natalia Germano Gejão |
|
Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia |
Narrativas escolares dos alunos do Colégio São Domingos – Faxinal – PR da obra de José Ferraz de Almeida Junior (1850 – 1899) |
Resumo
PDF
|
Arnaldo Martin Szlachta Junior |
|
Vol. 3, n. 5, jan./jun. 2010 - Dossiê: Manifestações Culturais. Perspectivas da Diversidade |
O museu e a escola: memórias e histórias em uma cidade de formação recente |
PDF
|
Gilberto Hildebrando |
|
v. 13, n. 26 (2020): Dossiê "Medievalismo(s), neomedievalismo e recepção da Idade Média em períodos pós-medievais" |
Passados-Presentes e o Ensino de História: Recepções, Releituras e Reapropriações de fontes históricas dentro e fora da sala de aula |
Resumo
PDF
|
Elton O. S. Medeiros |
|
Vol. 6, n. 11, jan./jun. 2013 - Dossiê: História, Literatura e Literatos |
Ensino de história, consciência histórica e a educação de jovens e adultos |
Resumo
PDF
|
Wilian Junior Bonete |
|
Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia |
Limites, escolhas e expectativas: horizontes metodológicos para análise dos livros didáticos de História |
Resumo
PDF
|
Jean Carlos Moreno |
|
Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia |
Os currículos para o ensino de história: entre a formação, o prescrito e o praticado |
Resumo
PDF
|
Olavo Pereira Soares |
|
Vol. 6, n. 11, jan./jun. 2013 - Dossiê: História, Literatura e Literatos |
O cinema como mediação na produção do conhecimento histórico sobre a Ditadura no Brasil (1964-1985) |
Resumo
PDF
|
Fernando Rossi |
|
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento |
O uso da imagem no ensino médio: uma avaliação sobre essa contribuição para a aprendizagem dos conteúdos em História |
PDF
|
Érica Ramos Moimaz |
|
Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia |
Vozes de uma história: as narrativas a partir de conhecimentos prévios de alunos sobre gênero e sexualidade (Cambé/PR) |
Resumo
PDF
|
Luana Pagano Peres Molina |
|
Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia |
História do cotidiano e ensino de história: concepções teóricas presentes em livros didáticos para o ensino fundamental II (1980-2000) |
Resumo
PDF
|
Elisa Vermelho Morales |
|
Vol. 5, n. 9, jan./jun. 2012 - Dossiê: Humor Gráfico |
Artes de fazer o ensino de História: o professor, o aluno e o livro didático entre os saberes admitido e inventivo. |
Resumo
PDF
|
Jeferson Rodrigo da Silva |
|
Vol. 5, n. 9, jan./jun. 2012 - Dossiê: Humor Gráfico |
A História dos Cristãos-Novos no Brasil Colonial e a Escrita nos Livros Didáticos: um Estudo Comparativo |
Resumo
PDF
|
Helena Ragusa |
|
1 a 73 de 73 itens |
|