Os saberes da história: elementos para um currículo escolar contemporâneo

Ricardo de Aguiar Pacheco

Resumo


É lugar comum dizer que a história estuda o passado para aprender a viver no presente e construir o futuro. Contudo, entendemos que este exercício de configuração e reconfiguração do mundo social deveria criar oportunidades para que o educando tome contato não apenas de um conjunto de informações históricas formadoras de uma memória coletiva, mas também se aproprie de um conjunto de conceitos próprios das ciências humanas, bem como de uma série de procedimentos técnicos próprios para o entendimento das relações e instituições sociais. De tal maneira propomos que o currículo contemporâneo para a disciplina escolar história deveria trabalhar com essas três ordens de saberes: as informações históricas, os conceitos próprios das ciências humanas e os procedimentos de coleta e organização de dados sociais.


Palavras-chave


Ensino de História; Metodologia do Ensino; Currículo; Disciplina Escolar

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p759



Antíteses
Londrina/PR - Brasil
ISSN: 1984-3356

antiteses@uel.br

PPG-HSCNPQRevista da ABPN foi a indexada a ERIHPLUS-European REference Index for the  Humanites and Social...Indexadores
Directory of Open Access Journals – DOAJDORA