Pensar bem por intermédio da assimilação e contextualização de conceitos: considerações pertinentes para o ensino de história atual

Autores

  • André Wagner Rodrigues Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p823

Palavras-chave:

Metodologia do ensino de história, Conceitos históricos, Pensamento excelente, Pensamento complexo, Mathew Lipman, Edgar Morin

Resumo

Esse texto traz para o debate acadêmico algumas preocupações e indagações de historiadores que percebem nos últimos tempos os efeitos negativos da influência dos meios-de-comunicação na formação das novas gerações. O tempo presente é explicado por ele mesmo, sendo o futuro um tempo “incerto” e o passado “desconectado” da realidade, ou seja, um “reducionismo da História” enquanto disciplina escolar e campo de conhecimento.Diante desse quadro, pretende-se oferecer propostas alternativas decorrentes da Filosofia, como uma disciplina que auxilie a disciplina História e as demais na proposição de uma Educação reflexiva.Para isso, analisar-se-á a contribuição de dois filósofos contemporâneos que elaboraram categorias de análise para uma possível reversão dos efeitos negativos no processo educacional: o norte americano Mathew Lipman e o que classifica como “Pensamento Excelente” e o francês Edgar Morin e o que denomina de “Pensamento Complexo”.

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Biografia do Autor

André Wagner Rodrigues, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Mestrando em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professor da Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN).

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Publicado

08-02-2011

Como Citar

RODRIGUES, A. W. Pensar bem por intermédio da assimilação e contextualização de conceitos: considerações pertinentes para o ensino de história atual. Antíteses, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 823–835, 2011. DOI: 10.5433/1984-3356.2010v3n6p823. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/3947. Acesso em: 28 mar. 2024.