Clube de Cinema da Bahia e a sua participação no campo cinematográfico nos anos 1970

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2019v12n23p631

Palavras-chave:

Cineclubismo, Formação, Cinema Brasileiro, História.

Resumo

Este artigo trata das ações do Clube de Cinema da Bahia durante a década de 1970 em Salvador. Pretende-se a partir da descrição e análise da sua programação, composta tanto por exibições regulares e mostras temáticas, quanto por cursos, palestras e seminários, evidenciar a sua importância junto com o Grupo Experimental de Cinema e a Jornada de Cinema da Bahia como vértices impulsionadores da cultura cinematográfica na Bahia durante este período, que articulados proporcionaram além da possibilidade de acesso a uma filmografia diversa, um espaço de formação para críticos, cineastas, produtores e técnicos, alguns ainda hoje em atividade no cinema brasileiro.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Izabel de Fátima Cruz Melo, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Meios e Processos Audiovisuais a Universidade de São Paulo. Docente do Colegiado de História da Universidade do Estado da Bahia.

Referências

Fontes

CCB - CLUBE DE CINEMA DA BAHIA. Propostas de filiação. 1971 a 1973. Setor de Memória da UFBA - Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa.

CCB - CLUBE DE CINEMA DA BAHIA. Programação – 1975. Datilografado.

CCB - CLUBE DE CINEMA DA BAHIA. Programa do curso Técnicas de animação. Novembro de 1976a. Datilografado.

CCB - CLUBE DE CINEMA DA BAHIA. Fichas de inscrição do curso Técnicas de animação. Novembro de 1976b. Datilografado.

CCB - CLUBE DE CINEMA DA BAHIA. Lista de presença do curso Técnicas de animação. Novembro de 1976c. Datilografado.

CCB - CLUBE DE CINEMA DA BAHIA. Programação - 1977. Datilografado.

CCB - CLUBE DE CINEMA DA BAHIA. Relatório das atividades do Clube de Cinema da Bahia -1978. Datilografado.

BATHOMARCO, CÍCERO. [ENTREVISTA]. 26 jan. 2016. Residência do entrevistado. Salvador.

ESTÁGIO DE CINECLUBES INSTALA-SE. Pasta de Recortes. Caixa Clube de Cinema da Bahia 1950-1989 2. Memorial Walter da Silveira – Associação Baiana de Imprensa.

FESTIVAL DE CINEMA DA BAHIA, 1., 1962, [Bahia]. Regulamento do I Festival de Cinema da Bahia. [Bahia], out 1962. p. 1.

INSTITUTO GOETHE. Cinema e propaganda: cinema nacional-socialista. Wort und tat (Palavra e ação). Datilografado.

JORNAL A TARDE. Clube de Cinema mudou para sábado no Capri. 15 jan. 1974, p. 11. Hemeroteca do Centro de Memória da Bahia.

JORNAL A TARDE. Clube de Cinema. 22 jan. 1974, p. 9. Hemeroteca do Centro de Memória da Bahia.

JORNAL A TARDE. Filmes contam a história do cinema brasileiro. 12 mar. 1975, p. 5. Hemeroteca do Centro de Memória da Bahia.

JORNAL A TARDE. Cineasta carioca veio vêr Mês do Cinema Brasileiro. 15 mar. 1975, p. 3. Hemeroteca do Centro de Memória da Bahia.

JORNAL A TARDE. Seminário de Cinema no ICBA. 7 ago. 1975. p. 12. Hemeroteca do Centro de Memória da Bahia.

JORNAL DA BAHIA. Cinema e propaganda. 20 set. 1975, p. 2. Hemeroteca do Centro de Memória da Bahia.

JORNAL A TARDE. Intensivo de cinema. 6 mar .1976, p. 5. Hemeroteca do Centro de Memória da Bahia.

JORNAL A TARDE. Técnicas de animação. 6 nov. 1976, p. 3. Hemeroteca do Centro de Memória da Bahia.

JORNAL A TARDE. Formação de operadores cinematográficos. 2 abr. 1978, p. 6. Hemeroteca do Centro de Memória da Bahia.

SILVA, LUIZ ORLANDO DA. [ENTREVISTA]. 27 de abril de 2005. Setor de Cinema da UFBA. Salvador.

SILVEIRA, Walter. Caderno de textos da V Jornada Nacional de Cineclubes e I Festival Brasileiro de Filme de Curta Metragem em 1965. Caixa Clube de Cinema da Bahia 1950-1989 2.

Referências

ADAMATTI, Margarida Maria. A crítica cinematográfica no jornal alternativo Opinião: frentismo, estética e política nos anos setenta. 2015. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

DE BAECQUE, Antoine. Cinefilia: invenção de um olhar, história de uma cultura, 1944-1968. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

DIAS, José Umberto (org.). Walter da Silveira: O eterno e o efêmero. Salvador: Oiti, 2006. v. 3

BUTRUCE, Débora. Cineclubismo no Brasil: esboço de uma história. Revista Acervo, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 117-124, jan/jun 2003.

CAMPOS, Marina da Costa. O Cineclube Antônio das Mortes: trajetória, exibição e produção (1977-1987). 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Projeto de Lei 911/1975. Extingue o instituto nacional do cinema, amplia as atribuições da empresa brasileira de filmes S.A. (Embrafilme) e da outras providencias. Brasília, DF: Palácio do Congresso Nacional, 1975.

CÁNEPA, Laura Loguercio. Cinema Novo Alemão. In: MASCARELLO, Fernando (org.). História do cinema mundial. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 311-330.

CARVALHO, Maria do Socorro. Imagens de um tempo em movimento: cinema e cultura na Bahia nos anos JK (1956-1961). Salvador: EDUFBA,1999.

CARVALHO, Maria do Socorro. A nova onda baiana: cinema na Bahia 1958-1962. Salvador: EDUFBA, 2003.

GMÜNDER, Ulrich (org.). Fausto visita os orixás: 50 anos do Goethe-Instituto/ICBA na Bahia. Salvador: EDUFBA: ICBA, 2012.

JESUS, Rafael Henrique Costa Santos de. Salvador em cartaz: a ação política dos cinejornais da SANI filmes na fabricação do conceito de modernidade soteropolitana (1967-1975). 2015. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

LUNARDELLI, Fatimarlei. Quando éramos jovens: história do Clube de Cinema de Porto Alegre. Porto Alegre: Ed Universidade/UFRGS/UE, 2000.

MALAFAIA, Wolney Viana. O cinema e o estado na terra do sol: a construção de uma política cultural de cinema em tempos autoritários. In. CAPELATO, Maria Helena; MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos; SALIBA, Elias Thomé. História e cinema: dimensões históricas do audiovisual. 2. ed. São Paulo: Alameda, 2011. p 333-356.

MELO, Izabel de Fátima Cruz Melo. Cinema, circuitos culturais e espaços formativos: novas sociabilidades e ambiência na Bahia. Tese de Doutorado. Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais. Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo: São Paulo, 2018.

OLIVEIRA, Elysabeth Senra de. Uma geração cinematográfica: intelectuais mineiros da década de 50. São Paulo: Annablume, 2003.

RIBEIRO, José Américo. O cinema em Belo Horizonte: do cineclubismo à produção cinematográfica na década de 60. Belo Horizonte: Ed Ufmg, 1997.

RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da TV. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2014

RUBINO, Silvana. Gramsci no museu, ou a arte popular no Solar do Unhão, Salvador, 1963-4. 26ª Reunião Brasileira de Antropologia. Junho 2008. Disponível em: http://www.abant.org.br/conteudo/ANAIS/CD_Virtual_26_RBA/grupos_de_trabalho/trabalhos/GT%2037/silvana%20rubino.pdf. Acesso em 09 jan. 2018

RUBINO, Silvana e GRINOVER, Marina (org.). Lina por escrito: textos escolhidos de Lina Bo Bardi. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

SCHAFFNER, Roland. Memoráveis paixões transculturais: euroafroameríndia. Salvador: EDUFBA, 2011.

SANTOS, Fabricio Felice Alves dos. “A apoteose da imagem”: cineclubismo e crítica cinematográfica no Chaplin-Club. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

SILVA, Veruska Anacirema da. Memória e cultura: cinema e aprendizado de

cineclubistas baianos dos anos 1950. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste, Vitória da Conquista, 2010.

SETARO, André. Panorama do cinema baiano. 2. ed. Salvador: Empresa Gráfica da Bahia, 2014.

SOUZA, Marise Berta de. ABC de Nelson do Sertão ao Mar da Bahia: ou quem é ateu e viu milagres como eu. 2008. Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, 2008.

VIEIRA, Paulo Sá. O cinema super-8 na Bahia. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1984.

XAVIER, Ismail. Sétima Arte, um culto moderno: o idealismo estético e o cinema. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2017.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

Downloads

Publicado

09-08-2019

Como Citar

MELO, I. de F. C. Clube de Cinema da Bahia e a sua participação no campo cinematográfico nos anos 1970. Antíteses, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 631–651, 2019. DOI: 10.5433/1984-3356.2019v12n23p631. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/36283. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Sociedades cientificas