A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p635

Palavras-chave:

Histórias em quadradinhos, Recurso pedagógico, Educação histórica, Multiperspetividade

Resumo

Neste trabalho apresentamos um estudo desenvolvido com alunos do 4.º ano de escolaridade (9-10 anos) de uma escola urbana do Norte de Portugal, em que se procurou que os alunos desenvolvessem aprendizagens significativas em História, numa perspetiva construtivista, através do modelo de aula-oficina, com recurso à exploração de Bandas Desenhadas Históricas (BDs) com perspetivas diferentes, relacionadas com a temática da “Expansão Marítima Portuguesa- a chegada ao Brasil”. A partir deste modelo pedagógica, pretendeu-se dar resposta às questões de investigação: “Que conhecimento histórico os alunos extraem de uma Banda Desenhada?” e “Que conhecimento histórico os alunos aplicam na construção de uma Banda Desenhada?”. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos concluir que a utilização de Banda Desenhada Histórica contribuiu para o desenvolvimento da compreensão histórica nos alunos e promoveu o desenvolvimento de várias competências específicas em História, como a leitura e interpretação de fontes diversas e com mensagens divergentes, bem como competências transversais, ao nível da comunicação (área do Português e das Expressões)

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Biografia do Autor

Tiago Cardoso, Universidade do Minho

Mestre em Educação pela Universidade do Minho.

Glória Santos Solé, Universidade do Minho

Doutora em Educação. Professora do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Portugal.

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Publicado

30-01-2019

Como Citar

CARDOSO, T.; SOLÉ, G. S. A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da História. Antíteses, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 635–660, 2019. DOI: 10.5433/1984-3356.2018v11n22p635. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/33791. Acesso em: 28 mar. 2024.