Instrução, festas cívicas e a prática de Canto Orfeônico em tempos de Estado Novo no Piauí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2017v10n20p1081

Palavras-chave:

História, Estado novo, Piauí, Instrução, Canto orfeônico.

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre a instrução, às celebrações cívicas e a prática de canto orfeônico durante o Estado Novo no Piauí. Tendo como objetivo principal analisar como os estabelecimentos de ensino utilizaram esses recursos na busca da constituição da cultura cívica e na legitimação do novo regime. Para que essa proposta fosse contemplada, foram abordados, no texto, os investimentos que a educação piauiense recebeu no período, a construção de Grupos Escolares pelo Piauí, a participação dos estudantes nos eventos cívicos organizados pelas escolas, a implantação da prática do canto orfeônico nos estabelecimentos e, por fim, como a juventude piauiense se posicionou perante as normatizações e imposições das instituições, bem como do Estado Novo. Para a realização desse estudo, utilizamos o jornal Diário Oficial, relatórios governamentais, entrevistas com ex-alunos e fotografias. As categorias teórico-metodológicas utilizadas nas discussões sobre Estado Novo foram Gomes (2005), Schwartzman (1983) e Schwartzman; Bomeny; Costa (1984). Para as reflexões que norteiam os estudos sobre cidades nos debruçamos nos estudos de Nascimento (2002), Lopes (2007) e Solon (2006). No tocante a constituição da memória patriótica foi de fundamental importância às obras de Halbwachs (2003) e Pollak (1992).

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Biografia do Autor

José de Arimatéa Freitas Aguiar Júnior, Universidade Federal do Piauí

Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí. Professor substituto do Instituto Federal do Piauí.

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Publicado

01-12-2017

Como Citar

AGUIAR JÚNIOR, J. de A. F. Instrução, festas cívicas e a prática de Canto Orfeônico em tempos de Estado Novo no Piauí. Antíteses, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 1081–1102, 2017. DOI: 10.5433/1984-3356.2017v10n20p1081. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/30474. Acesso em: 29 mar. 2024.