A problematização dos saberes de gênero no ambiente escolar: uma proposta de intervenção à formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2011v4n7p203

Palavras-chave:

Educação, Gênero, Formação docente, Intervenção pedagógica, Formação de conceitos

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em investigar as representações sociais de gênero de professores e professoras que atuam em 5ª e 6ª séries de uma escola pública da cidade de Sarandi/PR. Em razão da importância política e social da discussão sobre gênero, foram levantadas as seguintes problematizações: Quais as representações sociais de professores e professoras a respeito de gênero? Esse conceito pode ser repensado por meio de uma intervenção pedagógica? Para tanto, realizamos entrevistas com os/as docentes e um processo de intervenção pedagógica com discussões em grupo com o intuito de repensar o gênero em um contexto sócio-histórico que produz relações de poder. Tomou-se como fonte de dados as verbalizações dos professores e das professoras antes, durante e depois do processo de intervenção pedagógica. Os resultados deste artigo apontaram um movimento de opiniões e definições do conceito de gênero apresentado pelos/as professores/as após o processo de intervenção pedagógica diferente de sua postura inicial. Esse movimento evidenciou uma abertura maior à compreensão do conceito de gênero contrário às representações iniciais dos sujeitos. Consideramos que tais resultados revelam a necessidade de maiores discussões sobre o gênero no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Fabiane Freire França, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Docente colaboradora da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Geiva Carolina Calsa, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

04-09-2010

Como Citar

FRANÇA, F. F.; CALSA, G. C. A problematização dos saberes de gênero no ambiente escolar: uma proposta de intervenção à formação docente. Antíteses, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 203–222, 2010. DOI: 10.5433/1984-3356.2011v4n7p203. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/2874. Acesso em: 18 abr. 2024.