Em torno do conceito de heresia: o caso de João Cassiano (Provença, século V)

Autores

  • Rossana Pinheiro-Jones Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2017v10n20p1041

Palavras-chave:

Heresia, João Cassiano, 13ª. Conferência, Semipelagianismo

Resumo

Próspero da Aquitânia é mais conhecido como aquele que acusou os monges da Provença de serem semipelagianos. Devido a tais acusações, desde o século XVI, estudiosos consideraram que a 13ª Conferência, escrita por João Cassiano em cerca de 426 d.C, teria desempenhado papel central no surgimento desta forma moderada de pelagianismo, após a lerem como uma contestação aos ensinamentos de Agostinho sobre a graça, o livre-arbítrio e a predestinação. Este artigo tem por objetivo apresentar um debate sobre o conceito de heresia, tomando a 13ª. Conferência como ponto de partida. Pretendemos demonstrar que tal escrito não era uma contestação herética a Agostinho, pois pode ser analisado como integrante de uma perspectiva teológica monástica provençal, centrada na iniciativa humana e na importância da obediência para a salvação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rossana Pinheiro-Jones, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Federal de São Paulo.

Referências

BADILITA, C; JAKAB, A. Jean Cassien entre l´Orient et l´Occident. Paris: Poliron/Beauchesne, 2003.

BAUER, W. Orthodoxy and Heresy in Earliest Christianity. Philadelphia: Fortress, 1971.

BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2013.

CASIDAY, A. Cassian against the pelagians. Studia Monastica, Barcelona, v.46, n. 1, p. 7-23, 2004.

CASIDAY, A. Rehabilitating John Cassian: an evaluation of Prosper of Aquitaine´s polemic against the semipelagians. Scottish Journal of Theology, Endinburgh, v. 58, n. 3, p. 270-284, 2005.

CASIDAY, A. Traditio and theology in St John Cassian. Oxford: Oxford University Press, 2007.

CASSIEN, Jean. Conférences. Introduction, texte latin, traduction et notes par Dom E. Pichery. Paris: Les Éditions du Cerf, 1958.

CASSIEN, Jean. Institutions cénobitiques. Introduction, traduction et notes par Jean-Claude Guy, s.j. Paris: Les Éditions du Cerf, 2001.

CASSIEN, Jean. Traité de l´Incarnation contre Nestorius. Introduction, traduction du latin et annotation par Marie-Anne Vannier. Paris: Les Éditions du Cerf, 1999.

CASSIAN, Jean. The Conferences. Translated and annotated by Boniface Ramsey O.P. New York, Mahway: Newman Press, 1997.

CHADWICK, H. The Early Church. Penguin, London; New York : Penguin Books, 1993.

DUBY, G. Idade Média, idade dos homens e outros ensaios. Tradução Jônatas Batista Neto. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GILSON, E. Livre-arbítrio e liberdade cristã. In: ______. O espírito da filosofia medieval. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

GOODRICH, R. Contextualizing Cassian: aristocrats, asceticism and reformation in fifth-century Gaul. Oxford: Oxford University Press, 2007.

HARTOG, P. Orthodoxy and heresy in Early Christian Contexts: Reconsidering the Bauer Thesis. Oregon: Pickwick Publications, 2015.

HWANG, A; MATZ, B; CASIDAY, A. Grace for grace: the debates after Augustine & Pelagius. Washington: The Catholic University of American Press, 2014.

JACQUIN, M. A quelle date apparaît de terme ‘semi-pélagien´?”. Revue des science philosophiques et théologiques, Belgica, v. 1, p. 506-508, 1907.

KÖSTENBERGER, A; KRUEGER, M. The heresy of orthodoxy: how contemporary culture´s fascination with diversity has reshaped our understanding of early Christianity. Wheaton: Crossway Books, 2010.

LE GOFF, Jacques. Cultura clerical e tradições folclóricas na civilização merovíngia. In: _____. Para um novo conceito de Idade Média: tempo, trabalho e cultura no Ocidente. Lisboa: Estampa, 1990.

LEBRUN, G. Blaise Pascal. São Paulo: Brasiliense, 1983.

MARIARTY, M. Grace and religious belief in Pascal. In: HAMMOND, Nicholas. Cambridge Companion to Pascal. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

MARKUS, R. O fim do cristianismo antigo. São Paulo: Paulus, 1997.

MATHISEN, R. Ecclesiastical factionalism and religious controversy in fifth-century Gaul. Washington: The Catholic University of America Press, 1989.

PAGELS, E. The Gnostic Gospels. New York : Vintage Books , 1989.

PROSPER D´AQUITAINE. Lettre de Prosper d´Aquitaine a Saint Augustin. In: Aux moines d´Adrumète et de Provence. Introdution, traduction et notes par Jean Chéné, PSS, et Jacques Pintard. Desclée de Brouwer, 1962.

SENELLART, M. As artes de governar. São Paulo: Editora 34, 2006.

SMITH, T. De gratia: Faustus of Riez’s treatise of grace and its place in the history of theology. Indiana: University of Notre Dame Press, 1990.

STEWARD, C. Cassian the monk. Oxford: Oxford University Press, 1998.

WEAVER, R. Divine grace and human agency: a study of semi-pelagian controversy. Macon: Mercer University, 1998.

WEISS, J-P. Le ´semi-pélagianisme’ se réduit-il à une reaction contre Augustine et l´augustinisme de la première géneration?. In: CONGRESSO INTERNAZIONAL SUR S. AGOSTINO NEL XVI CENTENÁRIO DELA CONVERSIONE, 1986, Roma. p. 465-481.

ZERNER, M. Inventer l´hérésie: discours polémiques et pouvoirs avant l´inquisition. Nice: Centre d´études médiévales. Faculté des lettres, arts et sciences humaines, 1998.

Downloads

Publicado

01-12-2017

Como Citar

PINHEIRO-JONES, R. Em torno do conceito de heresia: o caso de João Cassiano (Provença, século V). Antíteses, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 1041–1062, 2017. DOI: 10.5433/1984-3356.2017v10n20p1041. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/27441. Acesso em: 18 abr. 2024.