Representações de História em Jovens da Escola Básica e da Universidade: um Estudo sobre Pensamento Histórico e Identidade
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALVES, Ronaldo Cardoso. Da Consciência Histórica (Pré) (Pós?) Moderna: reflexões a partir do pensamento de Reinhart Koselleck. Saeculum, João Pessoa, v. 30, p. 321-339, 2014a.
ALVES, Ronaldo Cardoso. A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 21, p. 274-287, 2014b.
ALVES, Ronaldo Cardoso. A transferência da família real portuguesa para o Brasil: explicação histórica em estudantes brasileiros e portugueses. Antíteses, Londrina, v. 5, n. 10, p. 691-716, 2013.
ANDRÉ, Marli E. D. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.
COSTA, Marisa Vorraber. Cartografando a gurizada da fronteira: novas subjetividades na escola.In: ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de; VEIGA-NETO, Alfredo; SOUZA FILHO, Alípio. (Org.). Cartografias de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 269-294.
DUVEEN, Gerard. O Poder das Idéias. In: MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em psicologia social. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. p.7-28.
EZPELETA, Justa; ROCKWELL, Elsie. Pesquisa Participante. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
KEHL, Maria Rita. A juventude como sintoma da cultura. In NOVAES, Regina; VARINNUCHI, Paulo (Org.). Juventude e sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. 2. ed. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução Wilma Patrícia Maas e Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto & Ed. PUC-Rio, 2006.
LEE, Peter. Progressão da compreensão dos alunos em história In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 2001, Braga, Portugal. Atas... Braga, 2001.
MOSCOVICI, Serge. Das Representações Coletivas às Representações Sociais: elementos para uma história. In. JODELET, Denise (Org.). As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
RÜSEN, Jörn. O desenvolvimento da competência narrativa na aprendizagem histórica: uma hipótese ontogenética relativa à consciência moral. Tradução Ana Claudia Urban e Flávia Vanessa Starcke. In. BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende; SCHMIDT, Maria Auxiliadora (Org.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Editora UFPR, 2010. p. 51- 77.
SACRISTÁN, José Gimeno. O aluno como invenção. Trad. Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2005.
SPOSITO, M. P. Algumas reflexões e muitas indagações sobre as relações entre a juventude e escola no Brasil. In ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (Org.). Retratos da juventude brasileira. Análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto Cidadania/ Editora Fundação Perseu Abramo, 2005.
VENTURINI, G. Introdução metodológica. In ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (Org.). Retratos da juventude brasileira. Análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto Cidadania/Editora Fundação Perseu Abramo, 2005.
DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p118

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
Antíteses
Londrina/PR - Brasil
ISSN: 1984-3356


