Ideias de Jovens do Ensino Médio sobre História: Um Estudo na Perspectiva da Educação Histórica
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ASHBY, R; LEE, P. Children´s concepts of empathy and understanding in history. In: PORTAL. C (Ed.). The history curriculum for teacher. Londres: The Falmer Press, 1987.
BARCA, I. Educação Histórica: uma nova área de investigação? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DE ENSINO DE HISTÓRIA, 6., 2005, Londrina. Anais... Londrina: Atrito Art, 2005. p. 15-25.
BARCA, I. Ideias chave para a educação histórica: uma busca de (inter)identidades. História Revista, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 37-51, jan./jun. 2012
CARRETERO, M. Documentos de identidade: a construção da memória história em um mundo globalizado. Porto Alegre: Artmed, 2010.
COOPER, H. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos. Educar em Revista, Curitiba, n. especial, p. 171-190, 2006.
COSTA, A. L.; OLIVEIRA, M. M. D. O ensino de história como objeto de pesquisa no Brasil: no aniversário de 50 anos de uma área de pesquisa, notícias do que virá. Saeculum – Revista de História, João Pessoa, n. 16, p. 147-160, jan./jun. 2007.
DICKINSON, A; LEE, P. Making sense history. In: DICKINSON, A; LEE, P; ROGERS, P. (Eds.). Learning history. Londres: Heinemann, 1984.
EVANGELISTA, O.; TRICHES, J. Ensino de história, Didática da História, Educação histórica: alguns dados de pesquisa (2000-2005). Educar em Revista, Curitiba, n. especial, p. 33-55, 2006.
FORQUIN, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
GOEDERT, R. Juventude(s) e escolarização: diálogos com “idéias” que construíram a imagem do sujeito jovem. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE CORPO E CULTURA. Seminário nacional de corpo e cultura: possíveis abordagens, possíveis diálogos, 1., 2007,Goiânia. Anais... Goiânia: CBCE, 2007. p. 1-13.
HOBSBAWN, E. Revolução cultural. In: HOBSBAWN, E. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 314-336.
HUNT, L. Apresentação: história, cultura e texto. In: HUNT, L. A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
LEE, P. Progressão da compreensão dos alunos em história. In: PRIMEIRAS JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA. Perspectivas em educação histórica, 1., 2001, Braga. Actas... Braga: Uminho, 2001. p. 13-27.
LEE, P. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar em Revista, Curitiba, n. especial, p. 131-150, 2006.
LEE, P. Educação histórica, consciência histórica e literacia histórica. In: SÉTIMAS JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA. Estudos de Consciência Histórica na Europa, América e África, 7., 2008, Braga. Actas... Braga: Uminho, 2008. p.11-32.
MARTINS, E. R. Historiografia contemporânea: um ensaio de tipologia comparativa. Varia História, Belo Horizonte, n. 27, p. 13-27, Jul., 2002.
MARTINS, E R. História: consciência, pensamento, cultura, ensino. Educar em Revista, Curitiba, n. 42, p. 43-58, 2011.
MARTINS, E. R. Fazer história, escrever história, ensinar história. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; URBAN, A. C. Passados possíveis: a educação histórica em debate. Ijuí: Ed. Unijui, 2014. p. 41-55.
RÜSEN, J. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência Histórica. Brasília: UnB, 2001.
RÜSEN, J. Historiografia comparativa intercultural. In: MALERBA, J. (Org.) A história escrita: teoria e história da historiografia. São Paulo: Contexto, 2006.
SCHMIDT; M. A.; BARCA, I. Apresentação. In: SCHMIDT; M. A.; BARCA, I. Aprender história: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009. p. 11-19.
SCHMIDT; M. A. Concepções de aprendizagem histórica presentes em propostas curriculares brasileiras. História Revista, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 203-213, jan./jun. 2009.
SCHMIDT; M. A.; GARCIA, Tânia M. F. B. Consciência histórica e crítica em aulas de história. Fortaleza: Secretária da Cultura do Estado do Ceará/Museus do Ceará, 2006. (Cadernos Paulo Freire, v. 4).
WILLIAMS, R. Cultura e sociedade: de coleridge a orwell. Petropólis, RJ: Vozes, 2011a.
WILLIAMS, R. Cultura e materialismo. São Paulo: Editora Unesp, 2011b.
DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p67

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
Antíteses
Londrina/PR - Brasil
ISSN: 1984-3356


