As batalhas de Uccello: o olhar do tempo e da história

Autores

  • Maria Eurydice de Barros Ribeiro Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n17p55

Palavras-chave:

Uceello, São Romano, Médicis, Florença, Quatrocentos

Resumo

A partir do século XII, o crescimento comercial cada vez mais importante das cidades italianas, favoreceu a ascensão de um grupo social poderoso. A riqueza deste grupo estava baseada também, no capital financeiro. Nos séculos seguintes, Florença se tornou um centro urbano importante e com crescimento populacional ascendente. O domínio político pertencia as grandes famílias, dentre as quais, se distinguiam os Médicis, cujo mecenato assegurou o desenvolvimento artístico e cultural da cidade. Tal cenário permitiu um movimento artístico sem precedente e fez de Florença um centro de reunião de pintores, escultores e arquitetos. A arte antes, confinada nas igrejas passou a conquistar os espaços públicos e privados como os suntuosos palácios das famílias importantes. Buscou-se dentro deste contexto, estudar a Batalha de São Romano, tríptico pintado por Paolo di Dono, dito Ucello. Após uma sequência de proprietários difícil de ser determinada, os painéis acabaram por fazer parte do patrimônio de Lorenzo Médicis. O Tríptico atualmente, desmembrado se encontra em três diferentes museus da Europa. Procurou-se investigar o conteúdo artístico e cultural dos três painéis, e acompanhar o olhar da História e dos diferentes espectadores.

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Biografia do Autor

Maria Eurydice de Barros Ribeiro, Universidade de Brasília

Doutora em História pela Universite de Paris X. Professora Associada da Universidade de Brasília.

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Publicado

06-09-2016

Como Citar

RIBEIRO, M. E. de B. As batalhas de Uccello: o olhar do tempo e da história. Antíteses, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 55–71, 2016. DOI: 10.5433/1984-3356.2016v9n17p55. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/24654. Acesso em: 28 mar. 2024.