O artista e a cidade: Eugênio de Proença Sigaud em Jacarezinho-PR (1954-1957)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p913

Palavras-chave:

Eugênio de Proença Sigaud, Catedral Jacarezinhense, História urbana, Pinturas murais

Resumo

Pensar historicamente o urbano através da arte na Catedral Diocesana de Jacarezinho-PR é em que consiste esta dissertação, afinal, entendemos que a arte pode dizer sobre si, mas também sobre as culturas, sociabilidades e costumes do período no qual foi produzida. Nesse sentido, a grandiosidade arquitetônica desse templo é a manifestação material do poder religioso (católico) e econômico (cafeicultura) na localidade, e as pinturas murais de autoria de Eugênio de Proença Sigaud, são um valioso registro sobre o olhar do artista para essa cidade nos anos de 1950, pois seu trabalho guarda a particularidade de trazer os próprios citadinos para representar as personagens bíblicas, por exemplo, identificamos coroinhas, prefeito, pedreiros, freiras e centenas de outros nelas representados junto a famosas e polêmicas personalidades como Marx, Lênin e o Papa Pio XII.Para isso, confrontamos fontes visuais com periódicos, e memórias – escrita, oral –, e fontes oficiais e, dessa maneira, construímos uma narrativa histórica sobre o intrigante processo de embelezamento da Catedral Diocesana de Jacarezinho por esse pintor moderno, comunista e ateu a convite de seu irmão o bispo, Dom Geraldo de Proença Sigaud, nacionalmente conhecido por suas posturas ultraconservadoras e anticomunistas.

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Biografia do Autor

Luciana de Fátima Marinho Evangelista, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em História pela Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

16-03-2013

Como Citar

EVANGELISTA, L. de F. M. O artista e a cidade: Eugênio de Proença Sigaud em Jacarezinho-PR (1954-1957). Antíteses, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 913–914, 2013. DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p913. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/14515. Acesso em: 19 abr. 2024.