Formando a Consciência Histórica – Por uma Didática Humanista da História

Autores

  • Jörn Rüsen Universität Witten/Herdecke - UWH

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p519

Palavras-chave:

Didática da história, Consciência histórica, Cultura histórica

Resumo

Este texto apresenta algumas reflexes entre Didática da História e um novo conceito de Humanismo. Mostra, entre outras reflexões, os desafios da cultura histórica hoje, os quais vêm do crescimento da interculturalidade e da comunicação em todas as dimensões da vida humana prática. Para desenvolver a argumentação foi necessário clarificar algumas categorias como Didática da História, Consciência Histórica, Cultura Histórica, Aprendizagem Histórica e Humanismo. Ademais, para responder aos desafios, desenvolveu-se a ideia do novo humanismo e suas implicações para a aprendizagem histórica. O texto também discute como aprender História Universal significa a compreensão de que a unidade do tempo histórica contém a diversidade da experiência histórica e como isso poderia ser uma contribuição para as pessoas aprenderem a ser humanas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jörn Rüsen, Universität Witten/Herdecke - UWH

Doutor em Filosofia e História pela Universidade de Colônia. Professor da Universität Witten/Herdecke.

Referências

ANTWEILER, Christoph. Mensch und Weltkultu. Für einen realistischen Kosmopolitismus im Zeitalter der Globalisierung. Bielefeld: Transcript 2010.

ANTWEILER, Christoph. Menschliche Universalien. Kultur, Kulturen und die Einheit der Menschheit. Darmstadt: Wiss. Buchgesellschaft, 2007.

ARNASON, Johann P.; EISENSTADT, S.N.; WITTROCK, Björn (ed.). Axial Civilisations and World History. Leiden: Brill, 2005.

BURKE, Peter. The spread of italian humanism. In: GOODMAN, Anthony; MACKAY, Angus (ed.). The impact of humanism on Western Europe. London: Longman, 1990. p. 1-20

CAJANI, Luigi. A World History Curriculum for the Italian School. World History Bulletin, Fall, v. XVIII, n. 2, p. 26-32, 2002.

CANCIK, Hubert. Humanismus. In: CANCIK, Hubert; GLADIGOW, Burkhard; KOHL, Karl-Heinz (ed.). Handbuch religionswissenschaftlicher Grundbegriffe. Bd. III. Stuttgart: Kohlhammer, 1993. p. 173-185.

CANCIK, Hubert; VÖHLER, Martin (ed.). Humanismus und Antikerezeption im 18. Jahrhundert (Fn. 6); its French form is described by Todorov, Tzvetan: Imperfect garden. The legacy of humanism. Princeton: Princeton University Press, 2002.

D'HAENENS, Albert. Oralité, Scribalité, Electronalité. La scribalité occidental depuis le moyen age. Louvain-laNeuve, 1987.

EISENSTADT, Shmuel Noah (ed.). The Origins and diversity of axial age civilizations. Albany: State University of New York Press, 1986.

EISENSTADT, Shmuel Noah. Multiple Modernities. Daedalus Winter, v. 129, n. 1, p. 1-30, 2000.

FERRY, Luc; RENAULT, Alain. Antihumanistisches Denken. Gegen die französischen Meisterphilosophen [orig.: La pensée 68. Essai sur l’anti-humanisme contemporain, Paris: Gallimard, 1985], München: Hanser, 1987.

GIUSTINIANI, Vito R. Homo, humanus, and the message of 'Humanism'. Journal of the History of Ideas, v. 46, n. 2, p. 167-195, 1985.

GÖSSMANN, Elisabeth (ed.). Ob die Weiber Menschen seyn, oder nicht? München: Iudicium, 1988.

HERDER, Johann Gottfried. Briefe zur Beförderung der Humanität. Berlin, Weimar: Aufbau, 1971. 2 v.

HERDER, Johann Gottfried. Reflexions on the Philosophy of the History of Mankind, transl. F.E. Manuel London, 1986.

HERDER, Johann Gottfried. Werke, ed. Wolfgang Pross, Bd. III in 2 vols: Ideen zur Philosophie der Geschichte der Menschheit. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 2002.

HUMBOLDT, Wilhelm Von. Über den Geist der Menschheit. In: WERKE (ed.). Andreas Flitner und Klaus Giel. Bd. 1: Schriften zur Anthropologie und Geschichte. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1960. S. 506-518. (Gesammelte Schriften [Akademie-Ausgabe] II, p. 324-334).

JASPERS, Karl. The Origin and Goal of History. Westport, Conn.: Greenwood Press, 1976.

JASPERS, Karl. Vom Ursprung und Ziel der Geschichte. (at first Zürich 1949). München: Piper, 1963;

KARLSSON, Klas-Göran; ZANDER, Ulf (ed.). Echoes of the Holocaust. Historical cultures in contemporary Europe. Lund: Nordic Academic Press, 2003.

KARLSSON, Klas-Göran; ZANDER, Ulf (ed.). Holocaust Heritage. Inquiries into European Historical Culture. Malmö: Sekel, 2004.

RÜSEN, Jörn. Berättande och förnunft. Historieteoretiska texter. Göteborg: Daidalos, 2004.

RÜSEN, Jörn. Die vier Typen des historischen Erzählens. in: RÜSEN, Jörn. Zeit und Sinn. Strategien historischen Denkens. Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuchverlag, 1990. p. 153-230

RÜSEN, Jörn. Historische Orientierung. Über die Arbeit des Geschichtsbewußtseins, sich in der Zeit zurechtzufinden. 2. Aufl. Schwalbach/Taunus: Wochenschau, 2008.

RÜSEN, Jörn. Historisches Lernen. Grundlagen und Paradigmen. 2nd ed. Schwalbach/Taunus: Wochenschau, 2008.

RÜSEN, Jörn. History. Narration – Interpretation – Orientation. New York: Berghahn Books, 2005. p. 9-40;

RÜSEN, Jörn. Humanism and Nature – Some Reflections on a Complex Relationship. The Journal for Transdisciplinary Research in Southern Africa, v. 2, n. 2, p. 265-276, Dec. 2006.

RÜSEN, Jörn. Humanism in response to the Holocaust – destruction or innovation?, Postcolonial Studies, v. 11, n. 2, S. 191-200, June 2008.

RÜSEN, Jörn. Intercultural Humanism: How to Do the Humanities in the Age of Globalization. Taiwan Journal of East Asian Studies, v. 6, n. 2 (Issue 12), p. 1-24, Dec. 2009.

RÜSEN, Jörn. Traditionsprobleme eines zukunftsfähigen Humanismus. In: CANCIK, Hubert; VÖHLER, Martin (ed.). Humanismus und Antikerezeption im 18. Jahrhundert, Bd. 1: Genese und Profil des europäischen Humanismus, Heidelberg: Winter, 2009. p. 201-216;

RÜSEN, Jörn; LAASS, Henner (ed). Humanism in Intercultural Perspective. – Experiences and Expectations. Bielefeld: Transcript, 2009.

STRAUB, Jürgen (ed.). Narration, Identity, and Historical Consciousness. (Making Sense of History, v. 3). New York: Berghahn Books, 2005.

Downloads

Publicado

15-03-2013

Como Citar

RÜSEN, J. Formando a Consciência Histórica – Por uma Didática Humanista da História. Antíteses, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 519–536, 2013. DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p519. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/14502. Acesso em: 19 abr. 2024.