CONFLITOS CULTURAIS NO TERRITÓRIO CAMPONÊS: A LUTA POR EMPODERAMENTO FEMININO DA AMARI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2021.v7.44858

Palavras-chave:

Palavras chave, Cultura, Agroecologia, Sociedade Sustentável.

Resumo

RESUMO: Este estudo se volta para o desnivelamento cultural entre agricultura convencional hegemônica e a alternativa de produção agroecológica, que busca por equidade de gênero e estabelece uma nova forma de produção de alimentos e comercialização, estabelecendo outra relação cultural das mulheres camponesas e protagonismo na produção no campo. O recorte espacial deste estudo é a Associação das mulheres agroecológicas do Setor Riachuelo - AMARI localizado no Distrito Nova Colina, município de Ji-Paraná em Rondônia. A organização AMARI é formada por nove mulheres que protagonizaram a idealização, formação e materialização da associação. Procurou-se mostrar os benefícios da Agroecologia para a agricultura familiar e para a economia local, sempre desejosa de construir justiça social e sustentabilidade ao defender os recursos ambientais e por igualdade entre gênero. O termo sugere uma interação simultânea de preservação ambiental e de promoção socioeconômica das famílias agricultoras, a interação entre essas instâncias reconhece o lugar mulher e de seu trabalho na concepção e reprodução do sistema familiar agrícola. A partir da agroecologia, rompem visões hegemônica da produção convencional, e produzem novas formas de relação social entre homens e mulheres, posto que ao romperem a invisibilidade feminina na produção, alcançam novas consciências de empoderamento e autonomia da mulher camponesa, galgando assim visão decolonial no campesinato.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

REFERÊNCIAS

ALTIERI, M.A; NICHOLLS, C.L. Prefácio. In: SCHMIDT, W; LOVATO, P. E.(orgs). Agroecologia e sustentabilidade no meio rural: experiências e reflexões de agente de desenvolvimento local. Chapecó: Argos, 2006.

Barragán, M. A; LANG, M; CHAVES, D. M; SANTILLANA, A. Pensar a partir do feminismo: críticas e alternativas ao desenvolvimento. In. DILGER, G; LANG, M; Filho, J. P (org.) Decolonizar o imaginário – Debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento. Editora Elefante. 1ª Ed. 2020, 434 p.

CAMPOS, C. S. S. A face feminina da pobreza em meio à riqueza do agronegócio. Buenos Aires: CLACSO, 2011.

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A.; PAULUS, G. Agroecologia como matriz disciplinas para um novo paradigma de desenvolvimento rural Sustentável. Brasília: MDA, 2006. 26.

CORALINA, C. Oferta de Aninha (aos moços). In DENÓFRIO, D. F (Org.). Melhores Poemas Cora Coralina. 4ª Ed. São Paulo: Global, 2017.

COSTA SILVA, R. G. A regionalização do agronegócio da soja em Rondônia. GEOUSP: espaço e tempo, v. 18, p. 298-312, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.

NUNES, J. A; SOUZA, V. A. Agroecologia, Juventude e Permanência no Campo: uma relação possível? In DICKMAN I. (Org.). Vozes da Educação. V. 8 São Paulo: Dialogar, 2018.

PIRES, J. Por uma ética da inclusão. In Martins, Lúcia. Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis: Vozes, 2008.

SILIPRANDI, E. Mulheres e agroecologia: transformando o campo, as florestas e as pessoas. Rio de Janeiro: Editora UFRJ. 2015.

SAFFIOTI, H. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. 3ª.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

SAFFIOTI, H. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2ª reimpressão, 2004.

SCHMIDT, W; LOVATO, P. E. (orgs). Agroecologia e sustentabilidade no meio rural: experiências e reflexões de agente de desenvolvimento local. Chapecó: Argos, 2006.

SIMMEL, G., A natureza sociológica do conflito, in Moraes Filho, Evaristo (org.), Simmel, São Paulo, Ática, 1983.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

Costa, J. F. (2021). CONFLITOS CULTURAIS NO TERRITÓRIO CAMPONÊS: A LUTA POR EMPODERAMENTO FEMININO DA AMARI. Geographia Opportuno Tempore, 7(2), 67–80. https://doi.org/10.5433/got.2021.v7.44858

Edição

Seção

Artigos