Êxodos no Geográfico: ex-reduto da Vaca Branca, no território do Contestado

Autores

Palavras-chave:

Território, Região do Contestado, Reduto da Vaca Branca, Timbó Grande, SC

Resumo

A região da Guerra do Contestado conviveu com quase três dezenas de redutos da resistência cabocla no decorrer de quatro ano de guerra civil camponesa. A maioria deles acabou sendo devastada pelas tropas legalistas republicanas, alguns se mantiveram com a denominação da época e, hoje, são localidades do interior do municípios que formam a região do Contestado, em Santa Catarina. Dentre eles, esse apresentado na fotografia, que se caracteriza nos dias atuais como uma típica localidade interiorana voltada para a agricultura, mas tem convivido com forte êxodo rual nas últimas décadas, principalmente por conta do avanço do plantation de pinus que vem dominando toda a região do Contestado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nilson Cesar Fraga, Departamento de Geociências -Universidade Estadual de Londrina.

Pesquisador Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor Adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEL (Mestrado e Doutorado). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR (Mestrado e Doutorado), de 2007 até 2017. Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR-RO), desde 2013. Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Diretor-Presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Londrina/PR. Coordenador do Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito - GEOTMAC/UEL e Coordenador do Observatório da Região e da Guerra do do Contestado - ORGC/UEL. Atua nos seguintes temas: Geografia Política, Geografia Regional, Território e Cultura, Território e Conflito. Estuda as guerras da formação territorial paranaense desde 2011, com ênfase para a Guerra do Contestado, Guerra de Porecatu, Levantes dos Posseiros do Sudoeste do Paraná e Chacina de Pitanga. Pesquisador da Região e da Guerra do Contestado no Paraná e Santa Catarina, desde 1994.  

Downloads

Publicado

02-04-2021

Como Citar

Fraga, N. C. (2021). Êxodos no Geográfico: ex-reduto da Vaca Branca, no território do Contestado. Geographia Opportuno Tempore, 6(3), 203. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/Geographia/article/view/43150

Edição

Seção

Olhares e paisagens sentidas no geográfico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>