Estranhamentos necessários em “Introdução às Ciências Ambientais: Autores, Abordagens e Conceitos de uma Temática Interdisciplinar”

Autores

  • Francisco Sousa Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.42001

Palavras-chave:

ciências ambientais, interdisciplinaridade, identificar autores.

Resumo

"Introdução às Ciências Ambientais: Autores, Abordagens e Conceitos de uma Temática Interdisciplinar" é um livro publicado pela editora Appris em 2020. Escrito por José Augusto Drummond e Cristiane Gomes Barreto, tem a proposta de identificar autores, conceitos e temas das ciências ambientais partindo da afirmação de que o fazer científico dessa área é necessariamente interdisciplinar. Analisando criticamente, averiguou-se se a obra cumpre com o objetivo de permitir que os interessados em ciências ambientais, vindos de outras áreas, possam ter um pano de fundo comum para discussão. Por fim, há uma série de sugestões e pequenas correções de que a obra carece.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Sousa, Universidade de Brasília

Atualmente cursando Ciências Sociais na Universidade de Brasília, com interesse nas áreas de Antropologia da Natureza, Antropologia Ecológica, História Ambiental e Cerrado. Integra o Grupo de Ensino e Pesquisas Americanistas (GEPAm / Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA). Técnico em edificações pelo Instituto Federal Goiano - Campus Trindade. Experiência com levantamento de preços, orçamentos (orçafascio e excel) e realização de ensaios em laboratório. Estágio realizado em 2017 no Departamento de Engenharia do município de Trindade. Iniciação científica nas áreas: analise laboratorial de combustíveis; analise qualitativa de material didático. Integrou o Grupo de Pesquisa em Química (Instituto Federal Goiano - IF Goiano).

Referências

BRAUDEL, Fernand. História e ciências sociais: a longa duração. In: Escritos sobre a história. 2ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.
DECROLY, Jean-Ovide; VERMEYLEN, Guillaume. Sémeiologie psychologique de l’affectivité et particulièrement de l’affectivité enfantine. In: Volume jubilaire publié à l’occasion de l’anniversaire de la fondation de la Société de médecine mentale de Belgique. Gand et Bruxelles: Imprimerie médicale et scientifique, 1920.
INGOLD, Tim. Humanidade e Animalidade. Tradução: Vera Pereira. Companion Encyclopedia of Anthropology, Londres, Routledge. 1994.
MORAN, Emilio Frederico. Meio ambiente e ciências sociais: interações homem-ambiente e sustentabilidade. São Paulo: Senac, 2011.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 16. ed. Porto: B. Sousa Santos e Edições Afrontamento, 2010.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

Downloads

Publicado

11-03-2021

Como Citar

Sousa, F. (2021). Estranhamentos necessários em “Introdução às Ciências Ambientais: Autores, Abordagens e Conceitos de uma Temática Interdisciplinar”. Geographia Opportuno Tempore, 6(2), 119–124. https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.42001

Edição

Seção

Resenhas