ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA DE IMPLANTAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA EM NITOSSOLO VERMELHO E ATERRO

Autores

  • Gustavo Henrique Andrade da Cruz Henrique da Cruz Universidade Estadual de Maringá - PR
  • Hélio Silveira Universidade Estadual de Maringá - PR
  • Maria Cleide Baldo Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.41870

Palavras-chave:

Saneamento, Dimensionamento, Coeficiente de infiltração

Resumo

O conhecimento de metodologias adequadas para o dimensionamento de fossas sépticas ainda é muito pouco utilizado no Brasil. No entanto quando estas são aplicadas podem reduzir significativamente muitos problemas de ordem social e ambiental. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade técnica de implantação de fossas sépticas/sumidouros em Nitossolo Vermelho e em uma área de aterro. Os ensaios foram realizados numa área de aproximadamente 1,32ha localizada no campus sede da Universidade Estadual de Maringá-PR. Para a realização dos ensaios de capacidade de infiltração e determinação da profundidade das fossas ou sumidouros foi aplicado a proposta metodológica estabelecida pela NBR 7229/93 da ABNT. Foi possível concluir que os valores médios do coeficiente de infiltração (Ci) variaram de 149,73 l/m2.dia para o Nitossolo Vermelho e 116,88 l/m2.dia para a área de aterro, indicando que houve uma redução de 28% na infiltração na área de aterro, implicando numa maior profundidade das fossas. O desvio padrão no Nitossolo Vermelho foi de 13,05 l/m2.dia, enquanto que na área de aterro foi de 18,01 l/m2.dia demonstrando que no conjunto dos dados os valores foram mais uniformes no Nitossolo, possivelmente por apresentar uma estrutura pouco alterada pela ação da compactação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Andrade da Cruz Henrique da Cruz, Universidade Estadual de Maringá - PR

Graduando em Geografia

Hélio Silveira, Universidade Estadual de Maringá - PR

Professor Doutor do Departamento de Geografia / Pós Graduação - PGE

Maria Cleide Baldo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora Doutora do Departamento de Engenharia Ambiental

Referências

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 7229. Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos. Rio de Janeiro. 1993.

ANA – AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (BRASIL). Atlas esgotos: Despoluição de bacias hidrográficas. Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental. -- Brasília: ANA, 2017, 92 p.

CABRAL, Umberlândia. Quatro em cada dez municípios não têm serviço de esgoto no país. Agência de Notícias IBGE. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/28326-quatro-em-cada-dez-municipios-nao-tem-servico-de-esgoto-no-pais Acesso em: 30/09/2020.

CAVIGLIONE, João H. KIIHL, Laura R. B. CARAMORI, Paulo H. OLIVEIRA, Dalziza. Cartas climáticas do Paraná. CD. Londrina: IAPAR, 2000.

EMBRAPA - Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Humberto Gonçalves dos Santos et al. 5. ed., rev. e ampl. − Brasília, DF : Embrapa, 2018. 355p.

FASOLO, P. J. Erosão: inventário de áreas críticas no Noroeste do Paraná. Londrina: Boletim Técnico, 23. IAPAR, 1988, 20p.
JUNIOR, M. S.; PANPLONA, B. S. C.; MELO, J. S. S. Risco de esgoto a céu aberto a saúde humana: Um estudo de caso da população do bairro de Bengui – Belém – PARÁ – Brasil. 14° Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2017, Poços de Caldas – MG. 2017. 3p.

MINEROPAR. Minerais do Paraná. Mapa Geológico do Estado do Paraná. Curitiba, 2001. p125.

REANI, R. T.; SEGALLA, R. A situação do esgotamento sanitário na ocupação periférica de baixa renda em áreas de mananciais: consequências ambientais no meio urbano. Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS). 2006, Brasília. III ANPPAS, 2006.

RODERJAN, C. V.; KUNIYOSHI, Y. S.; GALVÃO, F.; HATSCHBACH, G. G. As Unidades Fitogeográficas do Estado do Paraná. Ciência & Ambiente, Santa Maria-RS, n. 24, p. 75-42, 2002.

Downloads

Publicado

11-03-2021

Como Citar

da Cruz, G. H. A. da C. H., Silveira, H., & Baldo, M. C. (2021). ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA DE IMPLANTAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA EM NITOSSOLO VERMELHO E ATERRO. Geographia Opportuno Tempore, 6(2), 87–99. https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.41870

Edição

Seção

Artigos