A AGRICULTURA FAMILIAR E O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO NO MUNICÍPIO DE MATOS COSTA-SC.

Cristiane Paes de Camargo

Resumo


O presente artigo busca evidenciar o desenvolvimento do município de Matos Costa, sendo este parte do território da Guerra do Contestado, e como a agricultura familiar desenvolvida nos assentamentos do MST tem contribuído para o seu desenvolvimento socioeconômico. Para tanto, apresentamos os dados publicados em sites de estatísticas oficiais e as observações realizadas em visita técnica ao município com o programa de pós-graduação em Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina – UEL.


Palavras-chave


Contestado; Desenvolvimento; Agricultura Familiar.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - Atlas do desenvolvimento humano no Brasil. Disponível em: . Acesso em 02 de agos. de 2018.

DEEPASK. Atlas do Desenvolvimento Humano Municipal - IDHM, São Paulo, 2013. Disponível em: . Acesso em 05 de agos. de 2018.

FECAM. Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável, 2018. Disponível em: . Acesso em 05 de agos de 2018.

FRAGA, N. C. Vale da Morte: o Contestado visto e sentido "Entre a cruz de Santa Catarina e a espada do Paraná". Blumenau: Hemisfério Sul LTDA, 2015. 02 ed.

SANTA CATARINA. Plano territorial de desenvolvimento rural sustentável do planalto norte catarinense. Canoinhas, 2006. Disponível em: . Acesso em 02 de agos. de 2018.

SANTA CATARINA. Secretaria do Estado e Planejamento. Dados estatísticos municipais. Disponível em: . Acesso em 05 de agos. de 2018.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado do Planejamento. Dados estatísticos municipais: Agropecuária. Disponível em: . Acesso em 05 de agos. de 2018.

SEBRAE, S. C. Município de Matos Costa. Santa Catarina, 2010. Disponível em: . Acesso em 02 de agos. de 2018.

THOMAZ, F. O modelo socialista de produção agropecuária (CPA - MST): contradições e avanços - estudo de caso Copava. 2010. Dissertação de mestrado em Geografia Humana, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo USP. São Paulo. Disponível em: . Acesso em 08 de agos. de 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Geographia Opportuno Tempore
UEL - Londrina
EISSN: 2358-1972
E-mail: revista.opportuno.tempore@gmail.com
REDIB