O ensino da Geografia na perspectiva dos seus conceitos fundamentais: espaço, lugar, território, região, e paisagem

Autores

  • Émerson Dias De Oliveira Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE
  • Suéllen Mattei Praczum Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE
  • Pâmella Fernanda Romano Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE
  • Thawana Proênça Yamashita Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.36494

Palavras-chave:

Geografia escolar, Conceitos geográficos, Pedagogia, Ensino, Escola.

Resumo

A Geografia enquanto uma ciência que se volta em explicar e situar a realidade social está caracterizada por ser destacada quase sempre somente a partir dos anos finais do Ensino Fundamental, sendo que mesmo assim, esta é secundarizada perante as demais disciplinas. Portanto, apenas nos cursos superiores específicos desta disciplina é que os seus conceitos fundamentais passam a serem discutidos mais intensamente. Com isso, ao longo de todo o percurso estudantil, a Geografia se coloca enquanto um saber dissociado da realidade discente, resultando em desinteresse e secundarização da Geografia escolar. Desta feita, o presente estudo traz à tona a importância que a contextualização dos conceitos geográficos possui no ensino desde os primeiros anos de estudo da criança e evidencia o papel do professor neste desafio. Para tanto, coloca-se uma breve discussão acerca dos principais conceitos geográficos, um discurso que busca aproximar o cotidiano discente e as reflexões teóricas desta ciência. Enfim, um desafio que exige toda uma reestruturação da prática docente, do papel da escola neste processo e, principalmente, uma maior atenção nos cursos de licenciatura em Pedagogia, pois é desde a formação do professor (a) que este cuidado deve ser frisado, mostrando a importância que esta metodologia exerce na formação de cidadãos críticos e ciente do seu papel na sociedade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais/Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1999.

CALL, M. M. P. Os conceitos fundamentais de geografia: uma análise dos livros didáticos. Boletim Gaúcho de Geografia, v. 29, n. 01. Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRS, 2003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/bgg/article/view/38745/0. Acesso em 19 abr. 2019.

CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

CAVALCANTI, L. S. Ensino de Geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuições de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: CASTELAR, S. (Org). Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. 2ª Ed. São Paulo: Contexto, 2006.

COSTELLA, R. Z.; SHAFFER, N. O. A geografia em projetos curriculares: ler o lugar e compreender o mundo. Erechim: Edelbra, 2012.

CORRÊA, R. L. Espaço Geográfico: algumas considerações. In: ______. Novos Rumos da Geografia Brasileira. 5ª Ed. São Paulo: HUCITEC, 1982.

______. Espaço, um conceito-chave da geografia. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. 7ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

DANTAS, E. M.; MORAIS, I. R. D. Território e territorialidade: abordagens conceituais. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Biblioteca Central Zila Mamede, Natal/RN, 2008.

HAESBAERT, R. RS: Latifúndio e identidade regional. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

______. Viver no limite: território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção. Rio de Janeiro: Bertrand, 2014.

______. O Mito da Desterritorialização: do “Fim dos Territórios” à Multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2 ed., 2006.

MARANDOLA JÚNIOR, E.; HOLZER, W.; OLIVEIRA, L. (Orgs). Qual o espaço do lugar. São Paulo: Perspectiva, 2014.

OLIVA, J. T. Ensino de geografia: um retardo desnecessário. In: CARLOS, A. F. A. (Org.). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999, p. 34-49.

OLIVEIRA, J. P. Ensaios em Antropologia Histórica. UFRJ, Rio de Janeiro, 1999.

RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: HUCITEC, 1996.

______. Por uma geografia nova. São Paulo: EDUSP, 2002.

______. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: EDUSP, 2008. HUCITEC, 1988.

______. Modo de produção técnico-científico e diferenciação espacial. Rio de Janeiro: Garamond, 1999.

______. “O retorno do território”. In: SANTOS, M.; SOUZA, M. A. A. & SILVEIRA, M. L. Território: globalização e fragmentação. São Paulo: HUCITEC, 1994.

SCHIER, R. A. Trajetórias do conceito de paisagem na geografia. Revista RA’EGA, Curitiba, n. 7, p. 79-85, 2003. Editora UFPR. DOI: https://doi.org/10.5380/raega.v7i0.3353

SOUZA, M. J. L. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Geografia: Conceitos e temas. – 7ª ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

STRAFORINI, R. Ensinar geografia nas séries iniciais: o desafio da totalidade mundo. 2001. 155f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Geociencias, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

STUMPF, I. R. C. Pesquisa bibliográfica. In DUARTE, J.; BARROS, A. (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. (p. 51-61) 2 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

SUERTEGARAY, D. M. A. Ambiência e pensamento complexo: ressignific(ação) da Geografia. In: SILVA, A. A. D.; GALENO, A. (Org.). Geografia: ciência do complexus: ensaios transdisciplinares. Porto Alegre: Sulina, 2004.

THIESEN, J. S. Geografia escolar: dos conceitos essenciais às formas de abordagem no ensino. Geografia. Ensino & Pesquisa (UFSM), v. 01, p. 85-96, 2011.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência (Trad. Lívia de Oliveira). São Paulo: Difel, 1983.

VESENTINI, J. W. (Org). O Ensino da Geografia do Século XXI. 7ª Ed. São Paulo. Ed. Papirus. 2013.

Downloads

Publicado

22-04-2020

Como Citar

De Oliveira, Émerson D., Praczum, S. M., Romano, P. F., & Yamashita, T. P. (2020). O ensino da Geografia na perspectiva dos seus conceitos fundamentais: espaço, lugar, território, região, e paisagem. Geographia Opportuno Tempore, 6(1), 122–140. https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.36494

Edição

Seção

Artigos